A cidade de Suzano passou a contar, desde sábado (24), com o Complexo Katuya Ashiuchi e o Terminal de Transporte Complementar Vereador Antônio Valdemar Galo, construídos em área anexa ao Suzano Shopping. Os novos espaços irão abrigar o Poupatempo e linhas de vans, sendo uma conquista alcançada junto ao centro comercial administrado pela HBR Realty.
O complexo fica no entroncamento entre a rua Sete de Setembro e a alameda Meyer Joseph Nigri, no Jardim dos Ipês, configurando um novo local de convivência anexo ao empreendimento. A expectativa é de que, neste primeiro momento, duas linhas do transporte complementar, a 10 e a 17, passem pelo ponto, atendendo às regiões do Miguel Badra e do Jardim Gardênia, com, em média, 8 mil passageiros por dia.
O terminal compreende uma área de 3,2 mil metros quadrados, com bancos e iluminação, espaços cobertos, sanitários com acessibilidade e quatro baias para embarque e desembarque, que deverão ser utilizadas por 26 vans que somam mais de 300 viagens por dia.
Já o complexo de serviços, voltado ao Poupatempo, tem 1.050 metros quadrados de construção, com recepção, autoatendimento e espaço para aproximadamente 30 postos de diversos serviços, além de salas médica, multiuso, técnica, de administração, de exame teórico e de segurança, área para arquivo, copa, almoxarifado e depósito.
De acordo com o Suzano Shopping, que atualmente abriga a unidade na área interna, a mudança para o novo prédio anexo deverá ocorrer dentro dos próximos meses. Atualmente, o Poupatempo soma mais de 4,7 milhões de atendimentos à população ao longo dos nove anos de atuação no município.
Emoção
O evento de inauguração foi marcado por muita emoção dos familiares de Katuya Ashiuchi, representados por sua esposa, Célia Ashiuchi; seus filhos Érika e o prefeito Rodrigo Ashiuchi; seus irmãos; e demais familiares.
Representando Antônio Valdemar Galo estavam seu irmão, João Galo; seus filhos Claudinei e Cleber Galo; suas noras Renata, Luzia e Zilda Galo; suas netas Mariana e Rúbia Galo, e seu neto, Antônio Galo, marcaram presença.
O diretor-presidente do grupo HBR, Henrique Borenstein, destacou que o diálogo com a prefeitura é um dos pilares do crescimento do Suzano Shopping. “Estamos com um processo de revitalização que passa diretamente pelo apoio do prefeito Rodrigo Ashiuchi, um verdadeiro amigo que apoia o desenvolvimento comercial do município e da região como um todo. Esta inauguração também faz parte desse apoio, então, só temos a agradecer”, comentou, destacando a presença e o trabalho do diretor de Operações da HBR, Alexandre Nakano, e da superintendente do Suzano Shopping, Edilene Demov.
O presidente da Câmara de Suzano, vereador Joaquim Rosa, comentou que o trabalho conjunto garante avanços substanciais. “Temos uma atuação que depende da boa vontade da gestão, que, felizmente, temos em Suzano com o prefeito Rodrigo e seu secretariado. Só temos a agradecer a todos os envolvidos por esta parceria”, disse.
Homenageados
Nascido em 22 de março de 1946, na cidade de Pereira Barreto (SP), Katuya Ashiuchi era empresário, técnico em eletrotécnica e matemático por formação. Dedicou parte da sua vida como responsável pela área de energia no Alto Tietê na empresa CTBC, conhecida atualmente como Telefônica Brasil. Paralelamente ao trabalho na companhia, foi sócio da extinta “Politécnica de Suzano”. Nesta época, estava à frente da Banda Marcial do Colégio, que, por várias vezes, sagrou-se campeã estadual.
Em 1978, casou-se com Célia Aparecida de Souza Ashiuchi, firmando raízes em Suzano, juntamente com seus filhos Rodrigo e Érika. A paixão pelo esporte o levou a integrar a diretoria do Departamento de Kendô da Associação Cultural Suzanense, o Bunkyo, fomentando a modalidade no município, inclusive como presidente do projeto. Anos depois, tornou-se sócio no Colégio Lumbini, ocupando cargo de diretor financeiro, no qual seguiu até o fim da sua carreira profissional.
“Seu Katuya”, como era conhecido por amigos e familiares, faleceu no dia 25 de fevereiro, vítima de insuficiência renal crônica e infecção vascular. O empresário sempre foi conhecido por ser uma pessoa íntegra, cercada de bons amigos e que deixou um importante legado para a cidade de Suzano ao lutar por uma educação de qualidade para todos e pela promoção do bem-estar por meio do esporte e do lazer.
Valdemar Galo
Por sua vez, Antônio Valdemar Galo nasceu em 17 de julho de 1940, em Paranapiacaba (SP), tendo começado sua história na cidade de Suzano em 1959, quando tornou-se morador da Vila Amorim. Casado com Rute Rosa Galo, teve cinco filhos e protagonizou conquistas diversas como presidente da Sociedade Amigos de Bairro da Vila Amorim, cargo no qual deu início a sua trajetória política na cidade.
De 1970 a 1981, presidiu a Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual Dr. Morato de Oliveira, sendo um grande ativista para uma educação de qualidade para todas as crianças. Já em 1976, lançou-se pela primeira vez como candidato a vereador, galgando uma cadeira eletiva e permanecendo na Câmara Municipal até 1982. Nos dois anos seguintes, ocupou a presidência da Casa de Leis.