As organizações de Mogi das Cruzes interessadas em participar da sociedade civil responsável por atuar no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a pessoa idosa podem participar da audiência pública na segunda-feira (22/08), às 13h30.
O encontro acontecerá na Casa dos Conselhos e tem como objetivo apresentar detalhes do edital de chamamento, do serviço a ser prestado e serão passadas informações sobre os quesitos necessários para habilitação e a construção do plano de trabalho. Serão aproximadamente 120 vagas, distribuídas por quatro núcleos.
Para que o diálogo seja aberto e todos possam sanar suas dúvidas, a orientação é que as organizações façam previamente a leitura do edital, que está disponível para visualização no site da Prefeitura.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosas faz parte da Proteção Social Básica que, segundo a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades, aquisições e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Ele é destinado à população que vive em situação de vulnerabilidade e exclusão social, privação de acesso à renda ou serviços públicos, fragilização de vínculos afetivos e pode ser executado de forma direta (nas unidades do Cras), bem como de forma indireta (por meio das organizações da sociedade civil).
A ampliação na proteção social da pessoa idosa tem como base o crescimento no número de pessoas de terceira idade e também de idosos em situação de vulnerabilidade. Os dados mais recentes da Fundação Seade sobre projeções populacionais mostram que Mogi, em 2019, contava com aproximadamente 58.186 idosos. Logo, a elaboração de políticas públicas devem compreender e considerar este crescimento.
No que se refere à vulnerabilidade social, as causas mais frequentes no caso do idoso são abandono ou isolamento social, decorrentes da fragilização ou da perda dos vínculos de pertencimento. Além disso, a discriminação negativa da velhice e a exclusão social relacionada à pobreza propiciam e agravam a situação de vulnerabilidade social.
Por isso, se torna necessária a contínua oferta de serviços, projetos, programas e ações que possibilitem o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como a superação de situações de vulnerabilidade.
A Casa dos Conselhos fica na Rua Francisco Franco, 133 – Centro.