Home Cidades Assistência Social de Suzano forma 370 alunos do programa Prospera Família

Assistência Social de Suzano forma 370 alunos do programa Prospera Família

por Texto Divulgação

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano realizou na sexta-feira (18), no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, a formatura das turmas que completaram a segunda etapa do programa Prospera Família. Foram entregues certificados a 370 alunos pelo cumprimento dos cursos que foram promovidos nos seis polos disponibilizados para as especializações. A cerimônia contou com as presenças do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi; de secretários municipais; do vereador Antonio Rafael Morgado, o Professor Toninho Morgado; de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, que dá suporte para a iniciativa; e da coordenadora da Associação Desportiva e Cultural Luz do Amanhã, que executa o programa, Susana Rosa.

Entre os integrantes da Assistência e Desenvolvimento Social do município participaram o secretário Geraldo Garippo; a diretora de Proteção Social Especial, Regiane Borges; o presidente do conselho dedicado ao setor na cidade (Comas), Carlos Santiago de Araújo; e a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Casa Branca, Maria Auxiliadora Pereira. O governo do Estado de São Paulo esteve representado pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de Mogi das Cruzes, por meio das diretoras Silvana Lima Bezerra e Rosely Ferreira.

Foram ofertados entre junho e julho os cursos de maquiagem, design de sobrancelhas, manicure, corte e costura, técnica de vendas e panificação, em diversos polos municipais da cidade, que incluíram o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Sousa Candido (CEU Gardênia), o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e as unidades do Cras Palmeiras, Casa Branca, Boa Vista e Centro, sob a tutela dos responsáveis por esse acompanhamento: Alessandra Ribeiro, Abner Oliveira, Eurenice Figueiredo, Regiane Nunes, Cláudia da Costa e Renata Macedo.

As aulas buscaram preparar os participantes para a terceira etapa do programa, que garantirá a capacitação para o empreendedorismo, prevista para ser iniciada ainda em agosto. Neste momento, há uma orientação profissional por parte do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além de garantir o suporte teórico e prático, o programa concede uma ajuda de custo mensal aos participantes, no valor de R$ 130, e um auxílio para abertura do negócio, que deverá ocorrer ao longo deste semestre, no valor de R$ 2 mil.

A ação é voltada para famílias monoparentais, que são aquelas administradas por apenas uma pessoa, seja mulher ou homem, em situação de extrema pobreza, com pelo menos um filho com até 6 anos de idade e com o Cadastro Único atualizado. Os formandos dessa segunda etapa haviam cumprido o ciclo inicial em fevereiro, que envolveu a elaboração de um projeto de vida, com os participantes passando por oficinas semanais para definir os próximos passos na vida pessoal e profissional.

 

Repercussão

 

A coordenadora da Associação Desportiva e Cultural Luz do Amanhã, Susana Rosa, falou sobre as oportunidades que a iniciativa pode proporcionar. “É um grandioso programa, que dá o suporte necessário para as pessoas alcançarem seus objetivos. Nós enaltecemos o esforço de cada participante, pois sabemos que é difícil deixar a família em casa para buscar essa qualificação. Mas é importante deixar claro que esse não é qualquer programa, é uma rede de apoio que faz a diferença na vida das pessoas”, afirma.

A diretora da Drads, do governo do Estado, Silvana Lima Bezerra, elogiou a determinação dos participantes para buscarem seu crescimento profissional. “As mulheres e os homens que receberam esse certificado merecem nosso reconhecimento. O cumprimento dessa segunda etapa é um passo fundamental para que cada um aqui se torne um futuro empreendedor e possa colher grandes frutos num futuro breve”, declarou.

O vereador Professor Toninho Morgado destacou o trabalho da administração municipal nos projetos referentes à assistência social. “A prefeitura tem desenvolvido ações ouvindo os pais de família e os líderes de bairros. Sentimos que as pessoas estão sendo valorizadas, tendo a oportunidade de desenvolver seus talentos. Estamos vendo a cidade melhorar e enxergamos na população mais brilho e entusiasmo”, frisou o parlamentar.

Já o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, fez questão de agradecer a todos os envolvidos no programa. “Quero destacar o papel fundamental das unidades do Cras, da Associação Luz do Amanhã e dos diretores da pasta, além da parceria com a Drads. Obrigado a cada um que nos ajuda na caminhada. Suzano abraçou de corpo e alma essa iniciativa, que representa um processo de construção da vida pessoal e profissional dos participantes”, disse.

Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi ressaltou a capacidade que o programa tem para garantir um futuro próspero para as famílias envolvidas. “O mais importante de tudo isso é que vocês, alunos e alunas, se colocaram à disposição para fazer o curso. Falta só mais um passo e logo será a formatura da última e terceira etapa, que garantirá um novo caminho pelo qual vocês poderão seguir. Parabenizo os formandos por mais essa conquista e aproveito a oportunidade para agradecer os profissionais envolvidos com a Assistência Social em Suzano e no governo do Estado”, destacou Ashiuchi.

Também estiveram no evento os secretários municipais Pedro Ishi (Saúde); Afrânio Evaristo da Silva (Segurança Cidadã e Chefia de Gabinete); Leandro Bassini (Educação); Alex Santos (Governo); e André Chiang (Meio Ambiente); e o coordenador da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae) e diretor da Vigilância Sanitária, Mauro Vaz.

 

 

Postagens relacionadas