“Economista Marcel Domingos falou sobre expectativas para retomada econômica”
A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) promoveu a palestra “A situação da economia e perspectivas” com o diretor do Instituto de Economia “Gastão Vidal” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o economista Marcel Domingos. Durante o evento online, realizado nesta terça-feira, o especialista falou sobre as expectativas para retomada dos negócios, especialmente no setor do comércio, um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19.
O economista ressalta que o momento ainda é de incerteza e que a retomada econômica do Brasil depende, ainda, de movimentos externos. “Alguns países já começaram a se recuperar economicamente e bastante fortemente. Para nós, os mais importantes são os Estados Unidos e a China, pois o que ocorre lá influencia a economia brasileira”, explica.
O especialista destaca que no último ano, o país perdeu diversos negócios, mas indicou que é preciso levar em consideração a saúde das empresas que continuaram com as portas abertas. “Grande parte das empresas têm dívidas, especialmente, as que ficaram fechadas e não recolheram impostos. Não se sabe de quanto é este passivo. Para termos a retomada precisamos de duas coisas, a primeira é equacionar este passivo e a segunda, é a transição, pois ainda não saímos da pandemia. Carecemos de medidas urgentes para estancar a mortalidade das empresas e desemprego, para depois podermos pensar no crescimento da economia”, acrescenta.
De acordo com Domingos, a vacinação em massa, a postergação de impostos, o parcelamento de dívidas para longo prazo, linhas de crédito com garantia, e inclusive, recursos a fundo perdido, são algumas das saídas para superar este período. “A pandemia é uma incógnita, ela vai determinar nossa recuperação, que não sabemos se vai começar no terceiro ou quarto trimestre, isso depende do ritmo de vacinação”, analisou.
Os comércios também terão um desafio neste retorno, retomar os clientes e atrair novos. “O comércio que ficou fechado perdeu muitos consumidores para o comércio online e para os outros que ficaram abertos. Será preciso usar muito a criatividade para atrair as pessoas de volta, por isso, a importância das campanhas que incentivam a compra no comércio local”, afirma o economista.
A presidente da ACMC, Fádua Sleiman ressalta que a palestra do economista foi importante para tirar dúvidas e traçar as metas para o futuro. “Esta palestra foi vital para saber o que pode ou não ocorrer com a economia e o que vamos enfrentar”, analisa. —
Atenciosamente Imprensa Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC)Jornalistas Mara Flôres (9 9433-2269) Luana Nogueira (9 8115-4404)