Home Cidades Atletas de Itaquaquecetuba se preparam para os Jogos da Melhor Idade

Atletas de Itaquaquecetuba se preparam para os Jogos da Melhor Idade

por Douglas Spada

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizou na terça-feira (22/03) à noite, no Auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes, a formatura das três turmas que concluíram o Curso de Educadores Ambientais Locais. Os participantes que completaram a formação são dos distritos de Jundiapeba, Taiaçupeba e Cocuera. No total, 65 participantes receberam os certificados e tornaram-se multiplicadores de conceitos como preservação ambiental e sustentabilidade.

O evento de entrega de certificados contou com a presença da vice-prefeita, Priscila Yamagami Kähler, dos secretários municipais do Verde e Meio Ambiente, André Saraiva, e de Agricultura, Felipe Almeida, além do vereador Maurino José da Silva, o Policial Maurino. Em seus pronunciamentos, as autoridades presentes destacaram o alcance de iniciativa – que vai ao encontro de um dos pilares da gestão municipal, a sustentabilidade.

“Esta iniciativa incrível tem engajado, unido e capacitado mogianas e mogianos de diferentes idades, formações profissionais e regiões de nossa cidade para unir formação e diálogo e fomentar a educação ambiental como um processo de transformação e conscientização para o exercício da cidadania e respeito ao meio ambiente”, afirmou Priscila.

Organizado em três grandes edições, o curso teve a primeira voltada para as Áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais (APRM). A segunda edição terá como tema ‘Cidade”, com início em maio. Já a terceira abordará os “Pés da Serra”, incluindo toda a área próxima à Serra do Itapeti. A educadora ambiental Carla Panzeri, que coordena o curso e ministrou as formações, destaca que a capacitação estimula o debate sobre um tema fundamental para a sociedade, que é a preservação ambiental.

Paralelamente à formatura desta terça-feira, a Secretaria do Verde realiza esta semana uma exposição de fotos do curso, que foi montada e pode ser vista no Auditório da Prefeitura até sexta-feira, dia 25. As imagens mostram vários momentos do processo de formação.

Módulos

Cada turma teve cinco módulos de formação, incluindo uma visita ao Parque Municipal. Os módulos ocorreram entre 14h e 17h e, nos períodos entre as formações presenciais, denominados de períodos entre módulos, os participantes realizaram atividades junto à sua comunidade no sentido de divulgar a formação e a importância da participação de todos na construção da sustentabilidade socioambiental.

A primeira turma reuniu moradores de Jundiapeba, Chácara Santo Ângelo, Conjunto Santo Ângelo, Santo Ângelo, Parque das Varinhas, Jardim Nove de Julho e Parque São Martinho. As aulas tiveram início no dia 2 de setembro e foram até o dia 14 de outubro.

Já a segunda turma reuniu moradores dos bairros Barroso, Pedra Branca, Pindorama, Quatinga, Taiaçupeba, Taquarussu e Vargem Grande. As aulas ocorreram entre os dias 27 de outubro e 8 de dezembro.

O curso tem como objetivos promover a sensibilização dos moradores frente ao tema, estimular o conhecimento sobre o território onde vivem e fomentar o planejamento de ações orientadas pelos paradigmas da sustentabilidade.

Durante a formação são abordados problemas socioambientais locais, como o descarte irregular de resíduos sólidos, o parcelamento irregular do solo, a poluição dos rios e córregos, a supressão da vegetação nativa, entre outros. Outra meta é tornar a legislação ambiental mais acessível à população, além de orientar as pessoas a elaborarem planos de ações coletivas.

Postagens relacionadas