Por ocasião do mês da mulher, as secretarias de Políticas para Mulheres e de Esporte e Lazer de Itaquaquecetuba promoveram um aulão de defesa pessoal no Largo da Vila São Carlos, no domingo (13), para dezenas de mulheres.
As técnicas foram ensinadas pelo mestre Genival Ivo, campeão pela Federação Paulista de Judô, faixa preta de jiu-jitsu e presidente da Federação de MMA do Estado de São Paulo, com o auxílio de quatro lutadoras de sua equipe. O evento também contou com a colaboração da Prime Esportes Tatames e do vereador Cesinha da Associação para acontecer.
“Foi um momento marcante. Esse aulão veio para mostrar que é possível ter segurança quando existe a possibilidade de defesa”, destacou a secretária de Políticas para Mulheres. Foi oferecido café da manhã e brinde para as 92 participantes.
O aulão foi focado em diferentes métodos de combate, adaptando artes marciais tradicionais na autodefesa com inteligência e técnica. “As mulheres possuem um reflexo aguçado e isso contribui na hora de neutralizar um ataque pessoal. Com treino, a força física aumenta e a autoconfiança também”, disse o mestre Genival Ivo.
Para o prefeito Eduardo Boigues, ações como essa efetivam a importância e o cuidado da prefeitura quando se trata de violência doméstica e familiar. “Neste mês de março, intensificamos as ações que já acontecem durante o ano todo porque precisamos cuidar das mulheres de Itaquá e ainda mais daquelas que são vítimas de violência.”
“As artes marciais se tornaram uma importante aliada na defesa pessoal para as mulheres, com golpes que são possíveis de aplicar diante de situações de perigo. Estamos felizes de conseguir promover uma iniciativa tão importante e que pode ajudar tantas mulheres”, finalizou o secretário de Esporte e Lazer, Marcelinho Carioca.