Home Cidades Aulas na Rede Pública de Guararema são retomadas na quarta-feira (09)

Aulas na Rede Pública de Guararema são retomadas na quarta-feira (09)

por Douglas Spada

Atividades de creches, do Ensino Fundamental e do Ensino Infantil retornaram de forma presencial no município

As aulas na Rede Municipal de Ensino de Guararema retornaram na quarta-feira (09) de forma presencial. Assim como as aulas do Ensino Fundamental e Ensino Infantil, as creches do município também retomaram suas atividades presenciais.

Por conta da Covid-19, as creches permaneceram fechadas desde março de 2020 e agora retomam suas atividades, atendendo à solicitação de pais e mães do município.

Nas últimas semanas, o retorno de creches e escolas de Guararema foi discutido e aprovado Comitê Administrativo Extraordinário Municipal Covid-19 e do Conselho Municipal de Educação. Estes grupos de trabalho consideraram, entre outros fatores, o avanço da vacinação infantil no município, que abrange boa parte das crianças da Rede Municipal.

O prefeito Zé esteve em escolas de Guararema para acompanhar o retorno das aulas. Pela manhã o prefeito esteve nas Escolas Municipais Escola Municipal Dom Alberto Johnnes Steeger, no Jardim Dulce, e José Benedito dos Santos, no Centro. No período da tarde, o chefe do Executivo guararemense esteve na Escola Municipal Professora Celia Leonor Lopes Lunardini, no bairro Itapema, onde acompanhou a entrada das crianças no período vespertino.

“O retorno das aulas nesta quarta-feira ocorreu dentro dos conformes, de acordo com o planejado: tudo muito organizado, devido ao trabalho da Secretaria Municipal de Educação em preparar as escolas para o recebimento dos alunos”, afirmou Zé. “As escolas estão seguindo os protocolos sanitários, assim como os pais, durante a entrada e saída e as crianças em sala de aula”,  completou.

Novidades Educação 2022

Neste ano letivo, a tecnologia será aplicada de forma inteligente, sugerindo mudanças na abordagem pedagógica, dinamizando a colaboração entre estudantes para a construção de seu conhecimento. A proposta não é extinguir o ensino tradicional, mas reunir em um ambiente, físico ou virtual, o melhor de ambos.

Os modelos de Ensino Híbrido, como a Rotação por estações, o Laboratório rotacional, a Sala de aula invertida e a Rotação individual deverão ser priorizados na Rede Municipal de Ensino. A personalização será bem valorizada, uma vez que os modelos utilizados irão oportunizar aprendizagens significativas por meio de estratégias bem selecionadas.  

No ano letivo de 2022, o Aplicativo Set Brasil deve ser o principal meio de comunicação entre a escola e a família, de forma a colaborar para o desenvolvimento das habilidades digitais de toda a comunidade escolar. Além disso, há outras grandes novidades: material SET Brasil Infantil I, para estudantes do Maternal II, trazendo mais qualidade e equidade para as crianças da Educação Infantil; para o Ensino Fundamental, o Projeto Aprova Brasil, que traz propostas didáticas específicas para Língua Portuguesa e Matemática, e uma metodologia de gestão pedagógica que integra um conjunto completo de recursos voltados para alunos, professores, equipes gestoras e gestoras da Secretaria Municipal de Educação; o Programa Crescemos: o Melhor que Eu Posso Ser, para promover as aprendizagens vinculadas às habilidades socioemocionais dos estudantes, ancorado nas metodologias ativas, que invocam o protagonismo, a autonomia, a iniciativa, e a colaboração entre os aprendizes, posicionando o educador como um mediador do processo.

Postagens relacionadas