Pais, professores e gestores se reuniram nesta sexta-feira (14) para uma roda de conversa sobre o autismo e suas características na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Silvino Antunes de Souza, na Vila Santo Antônio. O encontro faz parte das ações que a Secretaria de Educação já realiza anualmente nas unidades.
A pedagoga, Marcela Lourenço, é especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA), mãe de autista, e conduziu o bate-papo com troca de experiências e como os pais devem buscar e conhecer os direitos de seus filhos.
Ao todo, 10 mães compartilharam dúvidas, depoimentos emocionantes, angústias e trocaram conhecimentos sobre suas rotinas. “A escola teve um papel fundamental no desenvolvimento do meu filho, por meio dela foi possível identificar os sinais de autismo do meu filho”, destaca uma das mães, Laisa Lira.
Durante o encontro, a profissional pontuou que o apoio que a família concede à criança é importantíssimo, mas que os pais também precisam de suporte para compreender os diversos aspectos do TEA. “Sabemos o valor de ser pai e mãe e a luta diária pelo respeito às nossas crianças, só quem vive de fato entende. Essa troca de experiências é enriquecedora para essa construção”.
Para atender os alunos da educação especial, com deficiência física, auditiva/surdo, visual, intelectual, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, a Secretaria de Educação oferece o Atendimento Educacional Especializado (AEE). De forma complementar, o serviço dispõe de recursos acessíveis para cada necessidade específica.
“A inclusão é um cenário amplo, tanto escolar quanto no ambiente social. O autista também precisa de lazer e se sentir parte de uma família”, disse a pedagoga.