Assim como o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo faz com o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro tem um índice que mede o trabalho desempenhado pelos municípios de todo o país. No Índice Firjan de Gestão Fiscal, além de passar de “boa gestão” em 2021 para o status de “gestão de excelência” em 2022, ficando em boa colocação a nível estadual, Guararema é a terceira cidade mais bem avaliada do Alto Tietê.
A pontuação varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próxima de 1 melhor a situação fiscal do município. E Guararema aparece com pontuação de 0.8335.
O IFGF é composto por quatro indicadores, que assumem o mesmo peso para o cálculo do índice geral: “Autonomia”, que avalia a capacidade de financiar a estrutura administrativa; “Gestão com Pessoal”, que mede o grau de rigidez do orçamento; “Liquidez”, sobre o cumprimento das obrigações financeiras; e “Investimentos”, que classifica a capacidade de gerar bem-estar e competitividade.
Entre os números disponíveis em https://www.firjan.com.br/ifgf/consulta-ao-indice/
, merece destaque o fato de que, na categoria “Gestão com pessoal”, que mostra quanto os municípios gastam com o pagamento de pessoal em relação ao total da receita corrente líquida, Guararema vem obtendo nota máxima desde 2013.
O mesmo também aconteceu em 2022 nas categorias “Investimentos”, que mede a parcela da receita total dos municípios destinada aos investimentos; e “Liquidez”, que verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no ano seguinte.
Em 2021, quando o cenário pandêmico era crítico, a gestão municipal de Guararema recebeu a nota final 0.7432, ficando em 260º a nível estadual, com nota acima da média do ano. Já em 2022, o município saltou 105 posições no ranking dos 645 municípios do Estado, recebendo nota geral 0.8335.
Este resultado é novamente acima da média, sendo que agora a gestão municipal de Guararema figura na categoria azul, de “gestão de excelência”, que representa resultados superiores a 0,8 ponto.
“O Índice Firjan de Gestão Fiscal reforça o que outros estudos vêm mostrando, a exemplo do 1º lugar no Prêmio Franco Montoro, que avaliou a gestão de Guararema como a mais eficiente de todo o Estado de São Paulo; o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), que classificou a cidade com média “B” e notas altas, e também o fato de termos as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas: estamos no caminho certo para o desenvolvimento do nosso querido município”, avalia o prefeito de Guararema, o Zé, que agradece o trabalho de todos os servidores municipais envolvidos nestas conquistas.