Home Cidades Baldeação em Suzano: CPTM afirma que obteve resultados favoráveis com estratégia operacional; Mogianos vão seguir sendo prejudicados?

Baldeação em Suzano: CPTM afirma que obteve resultados favoráveis com estratégia operacional; Mogianos vão seguir sendo prejudicados?

por Texto Divulgação

A reportagem da Gazeta Popular segue questionando a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) sobre demandas relacionadas ao Alto Tietê. Desta vez, o assunto é sobre a nova baldeação da linha coral na estação de Suzano, que têm prejudicado os mogianos.

De maneira repentina, no início deste ano, a CPTM iniciou a baldeação de trens em Suzano, ou seja, os usuários vem de Mogi até Suzano e embarcam em outro trem até a estação terminal da Luz.

Essa baldeação tem sido completamente criticada pelos mogianos, que após tal ação, gastam um tempo maior para chegar ao seu destino, haja vista, que é necessário uma troca de plataformas na estação de Suzano.

O prefeito de Mogi, Caio Cunha, e a Câmara dos vereadores já demonstraram insatisfação com a baldeação e se posicionaram cobrando ações imediatas da CPTM.

A reportagem da Gazeta Popular questionou a Companhia que em sua resposta, afirmou que poderá adotar novas estratégias para melhorar a fluidez na circulação, mas que obteve resultados favoráveis com a manobra operacional.

Veja os questionamentos enviados pela Gazeta Popular: 

Diversos moradores de Mogi das Cruzes estão reclamando sobre a questão das baldeações que estão sendo realizadas em Suzano. A CPTM pretende seguir com essa operação ou vai atender a solicitação de Mogi das Cruzes e interromper essa operação? 

Veja o posicionamento da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos: 

A CPTM manteve a estratégia operacional na Linha 11-Coral com viagens entre as estações Luz e Suzano nos horários de pico da manhã e tarde, além das viagens já existentes nos trechos entre as estações Luz e Guaianases (loop interno) e Luz e Estudantes, pois houve resultados favoráveis nas manobras operacionais durante a realização das obras de melhorias na Linha 12-Safira, propiciando mais fluidez na circulação no trecho de maior movimento, entre Luz e Suzano, que representa 91,4% da demanda total da linha. 

Além disso, o trecho não possui passagem em nível (PN), permitindo uma circulação mais fluída aos trens sem interferências na via férrea, além de permitir que a CPTM adote estratégias mais eficazes nos horários de pico, facilitando, por exemplo, a entrada de novas composições na circulação da linha mais movimentada da companhia a partir da Estação Suzano, que passou por obras em 2023 para liberação da terceira plataforma para intercalar os destinos com a Estação Estudantes. A companhia poderá adotar novas estratégias sempre visando melhorar a fluidez na circulação.

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