Lançado em maio deste ano, o programa Remédio em Casa, oferecido pela pela Prefeitura de Bertioga, atendeu 66 pacientes e distribuiu mais de 63 mil medicamentos até a última semana de 2023. O programa consiste na entrega domiciliar de medicamentos para doenças crônicas, em quantidades suficientes para o período de 90 dias.
Hoje, o programa tem como público alvo pessoas idosas acima de 60 anos e que atendam aos critérios de inclusão, que são: moradores de Bertioga, pacientes com doenças crônicas, pacientes com sua doença controlada e estável, pessoas em acompanhamento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e pacientes com deficiência e/ou mobilidade reduzida, de acordo com os CIDs.
O “Remédio em Casa” tem o objetivo de estabelecer vínculo da assistência farmacêutica (e seus profissionais) com os pacientes e toda equipe da unidade básica de saúde, além de contribuir positivamente no acompanhamento às pessoas com doenças crônicas.
O programa veio para somar com o ‘Melhor em Casa’, outro importante programa de saúde, que realiza atendimento médico domiciliar, com o objetivo de facilitar o acesso aos medicamentos e garantir mais comodidade aos pacientes e seus cuidadores.
CONFIRA OS MEDICAMENTOS DISPONÍVEIS NO PROGRAMA:
Ácido Acetilsalicílico 100 mg;
Anlodipino 5 mg;
Atenolol 50 mg;
Captopril 25 mg;
Enalapril 10 mg;
Furosemida 40 mg;
Glibenclamida 5 mg;
Gliclazida 30 mg;
Hidroclorotiazida 25 mg;
Levotiroxina 25 mcg, 50 mcg e 100 mcg;
Losartana 50 mg;
Metformina 850 mg;
Nifedipino 20 mg;
Propranolol 40 mg;
Sinvastatina 20 mg e 40 mg.