Home Cidades Bertioga inicia coleta seletiva de orgânicos para produção de energia

Bertioga inicia coleta seletiva de orgânicos para produção de energia

por Texto Divulgação

Bertioga deu mais um passo rumo à sustentabilidade. Nesta semana, a prefeitura iniciou, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a coleta seletiva de resíduos orgânicos nas escolas e restaurantes do município, com o objetivo de transformar esses materiais em energia limpa. A previsão é de que sejam recolhidos cerca de 2.000 kg diários de materiais.

“A instalação da planta de tratamento de lixo orgânico em Bertioga, em parceria com o IPT, é um marco não só para nossa cidade, mas também para toda a Baixada Santista. Somos a primeira cidade da região e uma das poucas no estado a transformar lixo orgânico em energia. Com isso, estamos aprimorando o nosso sistema de coleta seletiva e dando um passo importante para nos tornarmos uma cidade ‘lixo zero’, mais inovadora e sustentável”, destacou o prefeito Marcelo Vilares.

A coleta está sendo realizada nas escolas municipais e estaduais e em alguns restaurantes da cidade, com os resíduos sendo encaminhados ao Centro de Gerenciamento e Beneficiamento de Resíduos (CGBR). No local, o material passa por tratamento no biodigestor, um processo que resulta na produção de biogás. Esse biogás é, então, transformado em energia por meio de um gerador, que alimenta tanto o próprio equipamento do biodigestor quanto a central de triagem dos recicláveis.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Fernando Poyatos, a medida, além de ajudar a diminuir a quantidade de lixo destinado ao aterro sanitário, busca valorizar energeticamente os resíduos orgânicos. “A utilização do biogás para a geração de energia limpa reforça o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a busca por soluções mais eficientes e ecológicas para o manejo de resíduos”, complementou Poyatos.

Postagens relacionadas