A Campanha de Prevenção de Riscos do Pé Diabético continua em Bertioga. A ação será realizada na quarta-feira (19) das 9h às 14h na Estratégia de Saúde da Família (ESF) no bairro Boraceia. Na última semana as equipes da saúde atenderam cerca de 160 pessoas na tenda montada no bolsão de estacionamento em frente ao Supermercado Krill, no Centro.
O objetivo da campanha é alertar, orientar e conscientizar a sociedade para prevenir as complicações crônicas do diabetes. Para isso são realizados testes rápidos de glicemia e colesterol, aferição da pressão arterial e avaliação dos pés das pessoas com diabetes. Os exames são para identificar pés em risco de desenvolver lesões, podendo levar a amputações e também identificar sinais de neuropatia, agravante presente em pessoas diabéticas que perdem a sensibilidade nos pés.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o pé diabético é umas das complicações mais devastadoras do Diabetes mellitus (DM), sendo responsável por 50-70% das amputações não traumáticas. É também a causa mais comum de internação prolongada, que interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas.
Ainda segundo a Pasta, anualmente, um milhão de indivíduos com DM perdem uma parte da perna em todo o mundo. Sendo assim, o rastreamento do risco de desenvolver o pé diabético e a prevenção são medidas fundamentais para prevenir tais desfechos.