Na quarta-feira (24), o brincar, a leitura e a escrita como linguagens da diversidade cultural na infância foram os temas do III Seminário de Boas Práticas na Educação Infantil, promovido pela prefeitura de Bertioga. A ação reuniu 400 professores no Fundo Social de Solidariedade da cidade.
A atividade contou com a apresentação de 14 práticas educativas, demonstradas por professores da Rede Municipal. A iniciativa busca reforçar que a brincadeira, os gestos, a dança, as artes, a fala, entre outras manifestações, são linguagens que constroem pessoas.
Entre os trabalhos que foram apresentados estão: “Sacola Viajante”, ”A Jornada Encantada da Menina Cabeça Quadrada”, “Quem conta um conto aumenta um ponto” e Dedinho verde”, “Com quem compartilho minha vida?!”, “de bebês: A escuta sensível no Berçário 1”, entre outros.
“Não há dúvidas sobre os benefícios das brincadeiras durante a primeira infância. Nessa perspectiva, as crianças também vão reconstruindo por meio das linguagens que lhe são próprias as suas culturas, sendo primordial que todo o fazer pedagógico se debruce sobre elas para o desenvolvimento saudável dos nossos alunos.”, destacou Rubens Mandetta, secretário de Educação.