Sob o lema “Para transformar a cidade, não tem idade”, a Câmara Municipal de Arujá retomou o Projeto Vereador Mirim Por Um Dia, que busca proporcionar aos estudantes do 6º ao 9º ano de escolas públicas e colégios privados em Arujá uma vivência do processo da democracia representativa.
As unidades de ensino que aderirem ao projeto têm até o dia 16/11 para realizar as eleições de seus representantes. A Sessão Especial na Câmara de Arujá para diplomação simbólica e apresentação dos projetos está prevista para o dia 30 de novembro.
Sob coordenação da Escola do Legislativo Ana Cristina Poli, a proposta de cunho educativo-pedagógico ainda tem como objetivo estimular a consciência política e cidadã, ampliar o conhecimento sobre o trabalho do Legislativo e incentivar o debate sobre a cidade e os assuntos de interesse coletivo.
Em vídeo publicado nesta semana nas mídias sociais da Câmara, o Presidente do Legislativo arujaense, Abelzinho Larini (PL), conclamou as escolas a participarem do projeto.
Dirigindo-se diretamente aos alunos, orientou que consultassem seus professores sobre as regras de participação. “Peça voto aos seus colegas para que você venha aqui à Câmara Municipal apresentar seu projeto e sua ideia para nossa cidade”.
O vereador Gabriel dos Santos, que é autor do Decreto-Legislativo nº 179/2011 – que institui oficialmente o programa Vereador Mirim Por Um Dia – também usou as redes da Câmara para reforçar o convite ao evento. “Peça voto em sua escola e venha ser um vereador mirim em nossa Câmara Municipal”.
A forma e as regras para participação estão previstas no Decreto-Legislativo 179/2011 e no Manual de Participação (Clique aqui), disponível em www.camaraaruja.sp.gov.br/Escola