A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (16), a Moção nº 64/2023, dos vereadores Inês Paz (PSOL) e Iduigues Martins (PT), que visa fazer um apelo ao Governo do Estado de São Paulo para que não privatize as linhas 7, 10, 11, 12 e 13 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
De acordo com os vereadores, o apelo é necessário uma vez que o Governo do Estado apresentou perspectiva da extinção da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até 2025. “Com este cenário, os ferroviários empregados da CPTM e milhões de usuários do transporte ferroviário, muitos destes, residentes no município de Mogi das Cruzes e região serão prejudicados em uma eventual concessão à iniciativa privada e esta será desastrosa no âmbito do direito ao transporte”, argumentaram no documento apresentado.
Na Moção, os parlamentares também apresentaram alguns pontos ruins da possível privatização, dentre eles: o exemplo da concessão das linhas 8 e 9 CPTM em janeiro de 2022, que, segundo os vereadores, trouxe a degradação do serviço de transporte público no atendimento à população, além da precarização do trabalho, como a degradação das condições e remuneração dos trabalhadores contratados e alta rotatividade dos profissionais.
Inês e Iduigues ainda afirmaram que o modelo de Parceria Público Privada (PPP), que vem sendo adotado pelo Governo Estadual no transporte público, permite que o valor da tarifa de remuneração por passageiro seja acima do valor da tarifa pública.