O Legislativo mogiano realizou, na noite da última quarta-feira (16), ato comemorativo para celebrar a “Semana de Valorização da Família” no Plenário Vereador Doutor Luiz Beraldo de Miranda. Os trabalhos legislativos foram conduzidos pelo vereador Johnross (PODE), tendo o também parlamentar Mauro de Assis Margarido (PSDB) na primeira secretaria.
Além deles, compuseram a mesa diretiva o presidente do Fundo Social de Solidariedade, Márcio Maldonado, — que representou o prefeito de Mogi, Caio Cunha (Pode),—Odete Sousa, ex-vereadora e autora do Decreto nº 54/2015, que deu origem ao evento — substituindo o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado (PL)—, o bispo diocesano de Mogi, dom Pedro Luiz Stringhini, Jairo Saturnino Mendes, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Itaquaquecetuba, e o casal Dora e Antonio Mercado.
Johnross iniciou a cerimônia falando sobre a Semana Nacional da Família, que neste ano traz o tema “Família, fonte de vocações”. “É uma grande alegria estarmos juntos nesta noite. A família é a fonte de vocações. Pelo exemplo dos pais, conduzimos os filhos aos céus. Vocação é a missão dada por Deus a cada um de nós. Por isso, nós, como pais, ficamos muito preocupados em dar boas condições aos nossos filhos, como educação e roupas. No entanto, o mais importante que precisamos dar aos nossos filhos é uma formação que os conduza aos céus, que os tornem homens e mulheres de bem”, disse o vereador.
Dora Mercado quis falar sobre a vocação e os valores cristãos. “Gestos simples de devoção são importantes, assim como o exemplo familiar. Servir à sociedade e ao povo é a nossa missão. Precisamos ter disposição para responder positivamente ao chamado de Deus. Nossa casa é uma pequena igreja doméstica. Devemos sempre lembrar que a vocação e a missão são inseparáveis”.
Jairo Saturnino Mendes, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), também se manifestou sobre o evento. “É muito importante fazer essa reflexão. Que a família possa levar o amor e a caridade a todos. É um projeto lindo. Tomara que outras câmaras municipais possam fazer cerimônias como as de hoje”.
Márcio Maldonado disse que a solenidade é uma chance de reaver a união das famílias. “É um privilégio representar o prefeito nesta data. A valorização da família é algo indispensável para toda a sociedade. Hoje em dia, as casas e as mesas estão menores. A tecnologia, muitas vezes, nos afasta. Por isso, uma noite como a de hoje é uma oportunidade para resgatarmos as tradições. Jesus Cristo aprendeu e foi forjado no seio familiar”.
Por fim, falou o bispo dom Pedro Luiz Stringhini. “Família e Igreja somos todos nós. Família dá o cuidado, o aconchego. É também a família que transmite a presença de Deus. A família é o lar, é a sociedade, é também a Igreja. Todos os papas falam, escrevem, defendem e lutam pelas famílias”.