Os vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes participaram nesta quinta-feira, 27, na sede da Prefeitura, do evento que divulgou a expansão do Pró-Hiper, programa de atividades físicas voltado à pessoa idosa. Atualmente, o projeto funciona somente em unidade no Mogilar. No entanto, com a ampliação da iniciativa, a Cidade passará a contar com serviços do Pró-Hiper em onze núcleos diferentes, incluindo o atual endereço. Estiveram na solenidade, que teve como anfitriões o prefeito do Município, Caio Cunha (PODE), e sua vice-prefeita, Priscila Yamagami, o presidente da Câmara, Marcos Furlan (PODE), e os vereadores Carlos Lucarefski (PV), Osvaldo Silva (REP), Eduardo Ota (PODE) e Johnross (PODE).
Com a nova estrutura, o número de atendidos deverá aumentar em 154%, zerando a fila de espera, que hoje soma 1.300 idosos. Ao todo, na primeira etapa do novo Pró-Hiper, programada para iniciar em 21 de agosto, serão abertas 3.000 vagas.
Furlan disse estar satisfeito com as mudanças apresentadas pelo Executivo. “Estou muito feliz com essa novidade. O cobertor é curto na Secretaria de Esportes, mas a equipe trabalha com estratégia, mobilização, suporte científico, inovação e eficiência. Estou certo de que o novo Pró-Hiper será eficiente tanto na quantidade como na qualidade. Nós vereadores sempre recebemos pedidos de pessoas que querem participar do Pró-Hiper. Muita gente também tinha dificuldade para se deslocar até o Mogilar. Mas, agora, será possível acessar o sistema mais perto de casa”.
O prefeito Caio Cunha falou sobre o aumento da população idosa em Mogi das Cruzes, que vem preocupando os gestores do Município. “Nossa população está envelhecendo. Precisamos nos preocupar com a qualidade desse processo. Nesse sentido, investir em esporte é também investir em saúde. Não se trata de entretenimento, mas sim de estratégia. Além disso, vamos garantir mais qualidade de vida para esse público”.
Segundo o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Gustavo Nogueira, a decisão de descentralizar as atividades do modelo se baseou no crescimento da população idosa, que saltou de 40 mil para 70 mil pessoas em Mogi das Cruzes entre 2010 e 2023. “Atualmente, existem 1.300 idosos na fila de espera do Pró-Hiper, mas vamos zerar essa demanda reprimida com 11 polos de atendimento”.
A vice-prefeita lembrou que o “tempo da Prefeitura” corre mais devagar do que o cronológico. “A extensão do Pró-Hiper foi um dos primeiros pedidos que chegaram no gabinete quando tomamos posse. Às vezes, somos imediatistas. Brinco que existe o tempo normal e o tempo da Prefeitura. Mas não dá para fazer tudo no nosso tempo. É necessário estudar como fazer com qualidade. Agora, vamos zerar a fila, mas de modo efetivo”.
Polos do novo Pró-Hiper
Centro Esportivo de Jundiapeba;
Centro Esportivo de Biritiba Ussú;
Centro Esportivo de Sabaúna;
Centro Esportivo do Jardim Camila;
Parque da Cidade (no Parque Santana);
Praça da Juventude (região do Jardim Layr);
Centro de Arte e Cultura (César de Souza);
Feira Coberta de Braz Cubas;
Quadra da Vila Industrial (anexa ao Complexo do Nogueirão);
Centro Esportivo da Vila Jundiaí;
Pró-Hiper do Mogilar (onde o projeto já funciona).