Em sessão ordinária nesta quarta-feira, 4, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Requerimento n. ° 170/2024, que concede “Votos de Profundo Pesar” à família de Leila Caran Costa por seu falecimento, aos 99 anos, ocorrido no dia 3 de dezembro. A homenagem é assinada pela totalidade dos vereadores.
“Foi uma pessoa que contribuiu muito para o crescimento da nossa cidade, junto com o esposo, Waldemar Costa Filho. Sempre muito presente junto à comunidade de Mogi das Cruzes”, afirmou o presidente da Câmara, Francimário Vieira Farofa (PL).
“A gente sabe tudo o que ela plantou no passado, ela participou da construção de uma Mogi das Cruzes pujante e crescente. Ela foi um esteio para isso tudo”, complementou o vereador Maurinho do Despachante (PRD).
Nascida em São Paulo, em 10 de abril de 1925, Leila mudou-se para Mogi das Cruzes quando cursava a última série do Ginásio. Em Mogi, ela conheceu seu esposo, Waldemar Costa Filho, com quem teve três filhos: Valdemar Costa Neto, ex-deputado federal e atual presidente nacional do Partido Liberal, Leila Caran Costa e Samira Caran Costa (in memoriam).
Grande responsável pelo ingresso do esposo na política, Leila Caran Costa foi a primeira-dama de Mogi das Cruzes durante seus quatro mandatos: 1969 a 1973; 1977 a 1983; 1989 a 1993; e 1997 a 2001.
Em sua atuação como presidente do Fundo Social de Solidariedade, ela realizou grandes obras sociais, como a construção de quatro creches apenas com os recursos obtidos por meio de eventos que a entidade patrocinava: no Mogi Moderno, Jardim Aeroporto, São João e Jundiapeba.