Home Cidades Câmara de Mogi realiza sessão ordinária do Parlamento Estudantil com alunos do ensino médio

Câmara de Mogi realiza sessão ordinária do Parlamento Estudantil com alunos do ensino médio

por Texto Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (14), aconteceu na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes a sessão do Parlamento Estudantil, da categoria juvenil. Antes do início da sessão houve a posse da Mesa Diretiva, conduzida pela vereadora Inês Paz, presidente da Comissão Permanente de Educação do Legislativo. A Mesa Diretiva teve a seguinte composição: Lucas Sposi Lemos, do Brasilis (presidente); Nicole Lattaro, do Gutenberg (1ª secretária); Luis Filipe Desencio Palma Navais, do Colégio Dora Peretti de Oliveira (2º secretário); e Gabriel Dalney Vieira Borges, do Colégio Brasilis (1° vice-presidente).

Ainda durante a posse da Mesa Diretiva a vereadora Malu Fernandes (PL), exaltou a iniciativa dos alunos em participar do Parlamento. “Gostaria de parabenizar os alunos pela coragem de participar desse processo de articulação da Mesa Diretiva. Eu estava comentando com os alunos que a Mesa tem um papel muito importante, mas quem não está na mesa também tem papel fundamental. Espero que vocês tenham aprendido muito com a Comissão do Parlamento Estudantil”, afirmou.

Durante a sessão ordinária todos os vereadores puderam apresentar e defender os seus projetos. Os temas mais destacados durante o evento foram relativos à inclusão social, saúde mental e meio ambiente. Todos os projetos apresentados foram aprovados.

David Fernandez de Oliveira, aluno do Instituto Educacional Nec, apresentou um projeto sobre Inclusão da educação ambiental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Oliveira observou que há um aumento de queimadas na região, o que ameaça o meio ambiente do município. “A integração desse conhecimento (Educação ambiental) a outras matérias, como foco no ecossistema e biodiversidade fará com que os alunos conheçam na prática as melhores maneiras de preservar o nosso meio ambiente”, ressaltou.

Pensando na sustentabilidade, Maria Eduarda da Silva, da E. E. Professor Firmino Ladeira, apresentou uma proposta para a reutilização de água nas escolas. “Neste ano tivemos um maior desperdício de água dentro das escolas, então esse projeto é para incentivar as escolas a pensar em como reutilizar a água. É uma proposta mais voltada para a educação, sem a necessidade de alocar verba pública”, explicou a estudante.

Também sobre preservação do meio ambiente, Vinícius de Paula Sena, do Gênesis, apresentou um Projeto de Lei que dispõe sobre a utilização de energias renováveis nas escolas da rede municipal. “Esse é um projeto que prioriza a instalação de sistemas de captação solar, visando reduzir o consumo de energia elétrica proveniente de fontes não renováveis. A implementação do uso de energias renováveis nas escolas será feita de forma gradativa”, pontuou Sena.

A estudante Camila Mastropietro Piereti Rodrigues, do segundo ano do Colégio Maple Bear, apresentou um projeto que visa a disponibilização de salas em espaços públicos para que profissionais aposentados possam atender a comunidade. Camila destacou que a medida vai ajudar os idosos a romper o isolamento e voltar a contribuir com a comunidade. “O isolamento social tem sido uma realidade enfrentada por muitos idosos, gerando um aumento no índice de depressão em pessoas nessa faixa-etária”, defendeu Camila.

A estudante Júlia Aparecida Teixeira, da ETEC, apresentou uma proposta que dispõe sobre aumento de psicólogos e psiquiatras na área de saúde pública municipal. Júlia pontuou que a demanda na saúde pública é muito alta. “Não há profissionais suficientes e isso ocasiona atrasos de consultas e exames e deixa as pessoas em situação mais vulnerável”, afirmou.

Outra proposta sobre saúde mental foi de Gabriela Lima Satyro, do Brasilis, que apresentou um Projeto de Lei que dispõe sobre a prevenção e tratamento da saúde mental nas escolas e universidades; “Um projeto que visa oferecer apoio contínuo aos alunos, com foco em questões como bullying, ansiedade e depressão. As instituições de ensino devem adotar estratégias preventivas para detectar e intervir precocemente em casos de transtornos mentais”, afirmou Satyro.

Lucas Sposi Lemos, do Brasilis, apresentou um projeto sobre a implantação do Programa de Auxílio Aluguel para mulheres vítimas de violência. “A violência doméstica é um problema muito sério em nossa sociedade. O auxílio aluguel visa oferecer um suporte essencial permitindo que as vítimas tenham a oportunidade de recomeçar suas vidas em um ambiente seguro e estável”, defendeu Lemos.

Gabriel Dalney Vieira Borges, aluno do Colégio Brasilis, apresentou um projeto que propõe a regularização de assentamentos precários, promovendo a moradia digna, a inclusão social e a segurança jurídica; “A disponibilização da moradia por meio do Município levaria dignidade e expansão ao município. Moradia é algo que todos devem ter, não somente os mais favorecidos”, argumentou.

Ao final da sessão, a vereadora Inês Paz (PSOL) fez um agradecimento destinado aos alunos. Gostaria de parabenizar pela condução do trabalho pela Mesa Diretiva e pelos participantes do Parlamento Estudantil. As réplicas e tréplicas de todos foram muito boas. Estão todos de parabéns”, afirmou.

Todos os participantes receberam um certificado de participação, entregue pelas vereadoras Inês Paz e Malu Fernandes.,

Também foram aprovados na Ordem do Dia os seguintes projetos:

Camily Vitória Soares de Lima, do Gutenberg, apresentou um Projeto de Lei que dispõe sobre o aproveitamento de terrenos abandonados e subutilizados para uso sustentável e comunitário;

Enzo Henrique de Morais Alves, do Irene Caporali de Souza, propôs a criação da Coordenadoria Municipal da Juventude;

Evellyn Karoliny Alves da Rocha, também do Irene Caporali de Souza, apresentou uma proposta que versa sobre a instituição da Semana da Consciência Histórica Mogiana como evento obrigatório nas escolas;

Gabrielly da Silva Santos, do Náutico, propôs a Implantação de bicicletário em espaço público       ;

Lucimary Keylla de Souza, do Irene Caporali de Souza, propôs a instituição do Programa “”Hip-Hop”” nas escolas ;

Luis Filipe Desencio Palma Navais, do Colégio Dora Peretti de Oliveira, propôs o Programa de segurança integrada para o comércio local;

Maria Eduarda Mário Sant’Anna, do Colégio Gênesis, apresentou um projeto que visa a implementação de programas de conscientização sobre gordofobia e cyberbullying nas escolas.

Maria Laura Morae, do Galdino Pinheiro Franco, apresentou uma proposta que dispõe sobre coleta de resíduos recicláveis pelas unidades escolares (visando troca com o poder municipal gratificações para APM);

Mariah Romanos Bacan, do Maple Bear, apresentou um projeto que dispõe sobre a inclusão de significado ou biografia de quem presta o nome à via, em placas de ruas, avenidas, praças e outros logradouros públicos;

Mayara Dallila, do Sebastião de Castro, propôs a criação da comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) estudantil nas escolas públicas e privadas;

Nicolas Cagnani Mattos, da Escola Irene Caporali de Souza, apresentou uma proposta que dispõe sobre a instalação de tomadas em espaços públicos utilizando energia solar;

Nicole Lattaro, do Gutenberg, apresentou um projeto para a criação de centros de acolhimento e clínicas veterinárias gratuitas para animais em situação de rua e maus-tratos;

Thales Yuji Rezende Fujita, do Ienec, propôs a criação do programa “da comunidade para a universidade”” que oferece cursinhos pré-vestibulares gratuitos para estudantes de baixa renda;

Thiago Oliveira Silva, do Isaac Grimberg, propôs a manutenção, fiscalização e sinalização das ciclovias;​ e

Vinicius Rafael Costa Prado, do Gutenberg , propôs a criação de mecanismos para contenção das enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra, e alerta para pessoas vulneráveis a desastres climáticos​.

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