Em sessão solene, realizada na noite desta sexta-feira (24), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes homenageou o engenheiro Tunehiro Uono e o atleta de Basquete Fúlvio Chiantia de Assis com título de Cidadão Mogiano. A máxima honraria concedida pelo Legislativo foi motivada pelos relevantes serviços que os homenageados prestaram ao município.
Durante a sessão, o autor da iniciativa, vereador Mauro Yokoyama (PL), saudou os novos cidadãos de Mogi das Cruzes. “São duas pessoas dignas de receber o Título de Cidadão Mogiano. Sinto-me honrado de hoje poder estar entregando essa homenagem aos dois, pois seus trabalhos foram de muito destaque em nosso município”, ressaltou.
Representando a Prefeitura, o secretário municipal de Esportes, Gustavo Nogueira também usou a tribuna e enalteceu a trajetória de Fúlvio. “O Fúlvio fez e ainda tem muito a fazer pelo Basquete de Mogi, principalmente nesse momento em que o Mogi Basquete está retornando às quadras. É um título mais que merecido.
Os mais novos cidadãos mogianos agradeceram pela honraria.
“O título que hoje recebo completa o sentimento que tenho desde a infância: ser mogiano de coração. Estar presente nesta solenidade só foi possível porque recebi, ao longo de minha jornada, apoios, suportes e incentivo de muitas pessoas que cruzaram o meu caminho”, pontuou Tunehiro.
“Mogi me acolheu desde o primeiro dia em que cheguei, então me sinto honrado e agradeço pela linda homenagem. É com muita honra que recebo esse título. Pode ter certeza que a minha batalha nas quadras se encerrou dentro das quatro linhas, mas quero fazer muito por esse esporte em Mogi das Cruzes”, afirmou Fúlvio.
A solenidade foi presidida pelo vereador Policial Maurino (Pode).
Biografia de Tunehiro Uono
Tunehiro Uono nasceu em 18 de abril de 1947, filho de Iwao Uono e Hissako Nakano Uono, na cidade de Cafelândia – SP. Mas, foi em Mogi das Cruzes que construiu sua trajetória no magistério e na engenharia civil.
Formou-se na primeira turma de Engenharia Civil da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), 1972. Pós-graduado em Análise Matricial de Estruturas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 1973 e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, em 2009.
Foi professor na UMC de 1974 a 1993 e na FESP faculdade de engenharia de São Paulo de 1981 a 1982. Atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia.
Como responsável técnico, coordenador e engenheiro calculista de estruturas, participou de inúmeros projetos de infraestrutura e saneamento por todo o país. Dentre as quais destacamos:
– Piscinão-reservatório de retenção e combate à enchentes IP4 do Rio Ipiranga.
– Canalização do Rio Ipiranga
– Piscinão-reservatório de retenção do Rio Negro.
– Corredor Viário Ambiental César de Souza.
– Estrada Vicinal Yoneji Nakamura, no bairro do Taboão.
Biografia de Fúlvio Chiantia de Assis
Casado com a mogiana Roberta Camargo Franco Chiantia de Assis, o atleta tem dois filhos: Giovanna Chiantia e Gabriel Chiantia.
Jogando pelo Mogi, o armador alcançou a primeira de muitas convocações à Seleção Brasileira de Basquete. Além disso, o homenageado foi vice-campeão sul-americano em 2004 e campeão sul-americano em 2010.
Dentre as várias conquistas do atleta, destacam-se as seguintes:
• Vice-campeão do Campeonato Brasileiro: 2011-12
• Campeonato Paulista: 2009/2010 e 2012;
• Jogos Regionais: 2009, 2010 e 2011;
• Jogos Abertos do lnterior: 2009 e 2011;
• Jogos Abertos Brasileiro: 2010;
• Liga Sul-Americana: 2015;
• Copa Avianca: 2017.
O vereador Mauro Yokoyama lembrou ainda que Magic Fúlvio ajudou a formar novos jogadores de basquete na Cidade.