Na segunda-feira (07), a Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou oficialmente o SIS Libras, um sistema de atendimento em saúde voltado para pessoas com deficiência auditiva. A inovação foi apresentada pela prefeita Mara Bertaiolli (PL) e pelo vice-prefeito Teo Cusatis, durante cerimônia realizada na sala de reuniões da Prefeitura. O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Francimário Vieira Farofa (PL), que representou o Legislativo mogiano e destacou o compromisso do parlamento com políticas públicas inclusivas.
O SIS Libras é uma plataforma de agendamento de consultas por meio de chamadas de vídeo via WhatsApp (0800-795-1500), com tradução em tempo real feita por intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A proposta é oferecer acessibilidade e autonomia para que surdos e pessoas com deficiência auditiva possam agendar consultas médicas e esclarecer dúvidas diretamente com o apoio de intérpretes, de forma ética, segura e humanizada. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
“Todo mundo sabe o quanto nós ouvimos em relação à Saúde, o quanto a nossa gestão está trabalhando para que a saúde verdadeiramente melhore, não só na teoria, mas na prática. O SIS Libras é mais um equipamento para gente poder melhorar a Saúde dentro da cidade e chegar às pessoas que mais necessitam”, pontuou Mara Bertaiolli.
Para o presidente do Legislativo, Francimário Farofa, a iniciativa simboliza um importante avanço em termos de inclusão social e respeito à diversidade. “Quero parabenizar essa ferramenta que é uma grande inovação na Saúde de Mogi das Cruzes. A Saúde da cidade está voltando a ser referência no Alto Tietê. O SIS Libras é um sistema que vai atender com qualidade os mogianos com deficiência auditiva, dando a eles mais qualidade de vida”, ressaltou Farofa.
Durante o evento, a prefeita Mara Bertaiolli explicou que o novo serviço faz parte de uma série de ações implementadas para modernizar e humanizar o atendimento na rede municipal de saúde. O vice-prefeito Teo Cusatis destacou o pioneirismo da ferramenta e a importância da tecnologia como aliada da inclusão.
Além do SIS Libras, a Prefeitura tem intensificado os investimentos na área da saúde com mutirões de consultas, exames e cirurgias, ampliação dos horários dos postos de saúde, renovação das UPAs, entrega de novas ambulâncias do SAMU e parcerias estratégicas com o Estado e a iniciativa privada. Entre os destaques estão os mutirões de oftalmologia, a carreta itinerante de ultrassonografia, e a futura implantação de um novo Pronto Atendimento no Hospital Luzia de Pinho Melo.
Também estiveram presentes na cerimônia a secretária de Saúde, Rebeca Barufi, o secretário adjunto de saúde, Luiz Bot, e os vereadores Mauro Araújo (MDB), Edson Santos (PSD), Priscila Yamagami (PP) e Juliano Botelho (PSB).