A cidade de Caraguatatuba foi destaque na participação da maior feira da América Latina de cidades inteligentes, a Smart City Bussiness 2024.
O evento foi realizado na terça e quarta-feira (14 e 15/5) no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.
Mais de 5 mil pessoas participaram do evento que contou com 12 painéis, quatro plenárias e 24 reuniões estratégicas. A cidade de Caraguatatuba contou com um estande onde pode apresentar seus projetos e inovações tecnológicas.
Este ano o tema foi “A Nova Agenda Urbana” que, segundo a organização, é um chamado para dar vida a essa visão de cidades que prosperam, evoluem e florescem com base nas necessidades e aspirações de cada cidadão e onde os negócios estão aliados a essas necessidades.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, participou de diversas plenárias. A primeira delas foi realizada na terça-feira (14/5) com o tema: “Como a elaboração de um plano de governo eficiente contribui para uma gestão bem-sucedida?”.
“Em 2016 e em 2020 promovi a elaboração de um plano de governo extremamente participativo com os anseios da população. Mais do que obras, buscamos entender as reais necessidades e resolvemos enfrentar problemas nunca antes enfrentados como transporte público, obras de drenagem, saneamento básico, regularização fundiária”, comentou o prefeito.
Ainda na terça-feira (14/5), o Painel Prefeitos sobre o tema “Desenvolvimento urbano e infraestrutura na visão de experientes gestores públicos”.
Segundo a organização, para superar desafios econômicos e de eficiência, os gestores públicos estão buscando soluções inovadoras e parcerias público-privadas.
Na oportunidade, ele citou o exemplo que Caraguatatuba tem investido nos últimos anos em iluminação pública, visando à qualidade de vida e segurança dos moradores da cidade e de visitantes.
Por meio da Concessionária Caraguá Luz, a cidade já recebeu um total de 26.227 luminárias, sendo 99% com tecnologia LED. Além de ser ecologicamente correta, o LED garante uma maior durabilidade e faz com que a manutenção demore mais tempo para ocorrer. O município é um dos primeiros a firmar contrato de Parceria Público-Privado (PPP) de iluminação pública (2015) e também um dos primeiros a substituir as lâmpadas convencionais pelas LED.
Já na quarta-feira (15/5) um dos assuntos foi “O papel dos governos na digitalização das cidades” e Caraguatatuba vem se destacando, cujas experiências também foram destacadas pelo prefeito.
“É importante entender que a digitalização das cidades não se resume apenas a disponibilizar plataformas de solicitação de serviços de forma digital, existem estudos e ações a serem realizadas de forma prévia. Hoje, em Caraguatatuba, nós temos 100% das unidades conectadas em fibra ótica, um bom espaço de armazenamento de informações e políticas de acesso bem estabelecidas. Temos alguns casos de sucesso interessantes também como a Central 156. O serviço contempla tanto o atendimento telefônico pela Central, quanto a gestão das solicitações, além da plataforma em si. Assim, o cidadão consegue fazer as suas solicitações sem a necessidade de ir até a Prefeitura, seja por aplicativo no Android ou IoS, e portal Web. O serviço foi primordial para a vacinação da COVID, durante a pandemia, e agora na vacinação da dengue. Outro exemplo interessante foi durante o nosso programa de Recuperação Fiscal, a Anistia. Pela primeira vez, a Prefeitura disponibilizou os pedidos de parcelamento de forma digital, evitando filas no atendimento, que sempre é bem intenso. Nós reduzimos a produção de papel em 50%, temos agendamento online para a atualização de cadastros do CadUnico, agendamento para vacinação, emissão de certidões diversas, tudo sem a necessidade do munícipe se deslocar até a Prefeitura”, explicou.
Aguilar Junior participou ainda da reunião estratégia sobre cidades inteligentes: “transformando a assistência social através da inovação digital”.
Segundo a Prefeitura, um dos grandes desafios da inovação digital dentro da Assistência Social, assim como no serviço público em geral, é a quebra de paradigmas em relação ao uso da tecnologia.
“Em Caraguatatuba, devido a complexidade e particularidades do tema, nós optamos por terceirizar uma solução de software, o SUAS Fácil. O intuito da ferramenta é informatizar o atendimento do SUAS a nível municipal, contemplando não só as instituições diretamente ligadas à Prefeitura, mas também as Organizações Sociais do município que façam parte do fluxo de atendimento. A ferramenta importa um arquivo com todos os munícipes de Caraguatatuba que estejam cadastrados no CadUnico Federal, evitando, assim, o retrabalho de cadastramento e permitindo que os esforços sejam direcionado, de fato, ao atendimento. Com os dados em mãos, é possível o cruzamento com outras informações trabalhadas no município, como a Defesa Civil, a Secretaria de Saúde, Habitação, PAT, entre outros. Nesse momento, nós estamos trabalhando com o georreferenciamento das famílias, no sentido de implementar políticas públicas considerando as particularidades de cada bairro, humanizando cada vez mais o atendimento prestado à população. O resultado disso é uma colaboração mútua, sempre na direção da melhora dos fluxos de atendimento, relatórios, armazenamento e registro de atividades, explicou