Desde o início do ano letivo de 2025, uma das metas da Secretaria Municipal de Educação era reestruturar, retomar e ampliar o programa das Escolas em Tempo Integral (ETI). Em janeiro, apenas duas unidades estavam em funcionamento, agora, em maio, esse número subiu para 16 unidades escolares.
Em apenas cinco meses de atuação, as equipes de Apoio Pedagógico, Supervisão e de gestão escolar (diretores, vice e coordenadores pedagógicos) fizeram um esforço coletivo para retomada do programa, instituído pela Lei nº 14.640 de 31 de julho de 2023, que visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, que atendam estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.
“Queremos recuperar o tempo perdido e cumprir a Meta 6, do Plano Nacional de Educação (PNE), que previa que até 2024, pelo menos 50% das escolas municipais deveriam oferecer educação em tempo integral para, no mínimo, 25% dos alunos. Essa foi uma das principais prioridades delegadas pelo prefeito Mateus Silva, ao assumirmos a pasta”, afirmou Roseli Morilla, secretária municipal de Educação.
De acordo com a secretária, Caraguatatuba deu um grande passo na Educação neste primeiro semestre. “Até o fim do mês, mais uma escola terá atividades no contraturno escolar e o objetivo é ampliar ainda mais esse projeto, com uma educação completa, cheia de novas possibilidades e aprendizado”, destacou.
Benefícios da Escola em Tempo Integral
O tempo extra na escola, no contraturno das aulas, permite aos alunos participarem de atividades esportivas como futsal, xadrez, dama, tênis de mesa, ginástica rítmica, basquete e vôlei. Algumas unidades escolares terão convênio com o SESI Esportes, de São José dos Campos. Também orientações direcionadas aos estudos de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Ciências e Sustentabilidade, recuperação paralela e robótica.
Outra vantagem é que com a maior permanência do aluno na escola, melhor é o aproveitamento do tempo e, consequentemente, um melhor desempenho acadêmico, desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e de autonomia, e ainda contribui para a diminuição da evasão escolar.
É uma opção que proporciona maior tranquilidade aos pais, pois os filhos estão em um ambiente seguro. E pode facilitar o envolvimento das famílias com a vida escolar, pois as atividades e eventos da escola são mais numerosos e os pais podem ter mais oportunidades de participar junto com os filhos.
Prefeito e Vereadores visitam ETI no Sumaré
O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, e a secretária de Educação, Roseli Morilla, acompanharam as atividades do contraturno do CIEFI Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos, no Ciase Sumaré, na terça-feira (20).
“Caraguatatuba terá um novo modelo de gestão educacional. Ver mais de 300 alunos com acesso a aulas de natação, inglês, literatura e tantas outras, é a
certeza de que estamos construindo um futuro mais promissor para os nossas crianças e adolescentes. São políticas públicas como esta que fazem a diferença na Educação da nossa cidade”, disse o prefeito Mateus Silva.
A visita ao Ciase Sumaré também contou com as presenças do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Antônio Carlos Júnior, e os vereadores Gislaine Oliveira, a Dra. Lalá; Elizeu Onofre da Silva, o Ceará da Adega; Danster Fernandes; Vilma Teixeira; Islando Ramos Pessoa, o Bigode; Maurílio Moreira e Marcelo Lanzelotte Pereira.
Escolas em Tempo Integral
EMEF Professor Luiz Silvar do Prado (Casabranca) – 100% integral (6º ao 9º anos)
EMEF Professora Maria Aparecida de Carvalho (Tinga) – 100% integral (1º ao 9º anos)
EMEI/EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos (Tinga) – 1º ao 5º anos 100% integrais
EMEI/EMEF Bernardo Ferreira Louzada (Rio do Ouro) –1º ao 5º anos 100% integrais
EMEI/EMEF Professor João Benedito Marcondes (Barranco Alto) – 1º, 2º e 3º anos 100% integrais
CIEFI Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos (Sumaré) – 3º, 4º e 5º anos integrais
EMEF Professora Débora Valle da Silva Pilon (Travessão) – 4º e 5º anos integrais
CEI Professora Santina Nardi Marques (Estrela D’Alva) – Fase 1 100% integral
EMEI /EMEF Professora Antônia Ribeiro da Silva (Jardim Califórnia) – Fase 2 100% integral
CEI/EMEI Messias Mendes de Souza (Ipiranga) – Fase 1 e Fase 2 100% integral
EMEF Professor Oswaldo Ferreira (Casabranca) – 4º e 5º anos 100% integrais
CEI do Massaguaçu – Fase 1 100% integral
CEI/EMEI Professora Thereza Yanesse Schimidt Cardozo (Porto Novo) – Fase 1 e Fase 2 100% integrais
EMEI/EMEF Masako Sone (Pegorelli), 5º ano 100% integral
CEI/EMEI Professora Edith Castro de Morais Fernandes (Jetuba) – Fase 1 e Fase 2 100% integrais
CEI/EMEI Inspetora Waldete Ferreira de Souza (Pegorelli) – Fase 1 100% integral