Prefeitura de Guararema faz balanço das atividades que foram marcadas pela segurança e sustentabilidade
Ao todo, as atividades do Carnaval 2023 movimentaram 53 mil pessoas em Guararema. Teve gente de toda a região participando do concurso de marchinhas, das ações pré-carnavalescas e também e principalmente das matinês na Vila de Luís Carlos e no cortejo dos quatro blocos que foram às ruas do Centro nos últimos dias.
“O Carnaval da Família” começou no último dia 10, com o 5º Concurso de Marchinhas Carnavalescas de Guararema, realizado pelo Bloco do Cride, com apoio da Prefeitura de Guararema, e terminou na terça-feira (21).
O público veio crescendo a cada atividade. No pré-Carnaval do Conde de Matutóia, no dia 12, quatro mil pessoas participaram. Já as matinês voltadas ao público infantil, que aconteceram diariamente entre sábado (18) e terça-feira (21) receberam sete mil pessoas.
E entre os blocos, o que movimentou mais pessoas foi O Conde de Matutóia, esperado por moradores de todas as cidades do Alto Tietê. Para acompanhar o grupo, no domingo (19), 16 mil foliões foram às ruas do Centro, partindo do Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello com destino ao Recanto do Américo – Parque do Pau D’Alho.
Também muito movimentados, os blocos Arueira e Nóis Sofre Mais Nóis Goza, respectivamente no sábado (18) e na segunda-feira (20) reuniram nove mil foliões cada. E ao final, com muitas marchinhas, o Bloco do Cride (21) encerrou a programação com sete mil pessoas.
No balanço geral, portanto, considerando o público também das primeiras atividades, 53 mil pessoas participaram das ações. E não só este número é significativo: as bags da cooperativa Guararecicla reuniram 1.390 quilos de materiais recicláveis, como latinhas de alumínio, vidros, papelão e plástico.
O resultado é “muito positivo” e acima da previsão inicial, pontua o secretário municipal de Cultura e Turismo de Guararema, Mateus Sartori. Ele agradece ao prefeito, o Zé, e também a todas as outras pastas envolvidas no evento, como a Segurança Pública e a diretoria de Trânsito, que em conjunto trabalharam para garantir o sucesso da programação.
“Nosso prefeito, o Zé, solicitou que pensássemos em um trajeto de forma a ter controle das pessoas que entravam no circuito dos blocos. Então fizemos barreiras de acesso em todo este circuito do Carnaval. Nessas barreiras, recolhemos vidros e qualquer coisa que pudesse colocar as pessoas em risco. Fizemos revista das pessoas e toda a ação foi também sustentável, porque fizemos a coleta dos materiais e resíduos sólidos, que foram direcionados para a cooperativa Guararecicla”, avalia Mateus.
O prefeito de Guararema, Zé, não apenas concorda como complementa o balanço. Ele, que aproveitou o clima de Carnaval ao lado da família, comemora a realização da agenda com sucesso e segurança em 2023, ressaltando “que não houve nenhuma ocorrência, tanto na área central como na Vila de Luís Carlos, e que além da confraternização entre as pessoas o período foi marcado pelo retorno de investimento aos comerciantes e empresários da cidade”.