Home Cidades Carnaval 2023 reuniu 53 mil foliões em Guararema

Carnaval 2023 reuniu 53 mil foliões em Guararema

por Redação Gazeta Popular

Prefeitura de Guararema faz balanço das atividades que foram marcadas pela segurança e sustentabilidade

Ao todo, as atividades do Carnaval 2023 movimentaram 53 mil pessoas em Guararema. Teve gente de toda a região participando do concurso de marchinhas, das ações pré-carnavalescas e também e principalmente das matinês na Vila de Luís Carlos e no cortejo dos quatro blocos que foram às ruas do Centro nos últimos dias.

“O Carnaval da Família” começou no último dia 10, com o 5º Concurso de Marchinhas Carnavalescas de Guararema, realizado pelo Bloco do Cride, com apoio da Prefeitura de Guararema, e terminou na terça-feira (21).

O público veio crescendo a cada atividade. No pré-Carnaval do Conde de Matutóia, no dia 12, quatro mil pessoas participaram. Já as matinês voltadas ao público infantil, que aconteceram diariamente entre sábado (18) e terça-feira (21) receberam sete mil pessoas.

E entre os blocos, o que movimentou mais pessoas foi O Conde de Matutóia, esperado por moradores de todas as cidades do Alto Tietê. Para acompanhar o grupo, no domingo (19), 16 mil foliões foram às ruas do Centro, partindo do Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello com destino ao Recanto do Américo – Parque do Pau D’Alho.

Também muito movimentados, os blocos Arueira e Nóis Sofre Mais Nóis Goza, respectivamente no sábado (18) e na segunda-feira (20) reuniram nove mil foliões cada. E ao final, com muitas marchinhas, o Bloco do Cride (21) encerrou a programação com sete mil pessoas.

No balanço geral, portanto, considerando o público também das primeiras atividades, 53 mil pessoas participaram das ações. E não só este número é significativo: as bags da cooperativa Guararecicla reuniram 1.390 quilos de materiais recicláveis, como latinhas de alumínio, vidros, papelão e plástico.

O resultado é “muito positivo” e acima da previsão inicial, pontua o secretário municipal de Cultura e Turismo de Guararema, Mateus Sartori. Ele agradece ao prefeito, o Zé, e também a todas as outras pastas envolvidas no evento, como a Segurança Pública e a diretoria de Trânsito, que em conjunto trabalharam para garantir o sucesso da programação.

“Nosso prefeito, o Zé, solicitou que pensássemos em um trajeto de forma a ter controle das pessoas que entravam no circuito dos blocos. Então fizemos barreiras de acesso em todo este circuito do Carnaval. Nessas barreiras, recolhemos vidros e qualquer coisa que pudesse colocar as pessoas em risco. Fizemos revista das pessoas e toda a ação foi também sustentável, porque fizemos a coleta dos materiais e resíduos sólidos, que foram direcionados para a cooperativa Guararecicla”, avalia Mateus.

O prefeito de Guararema, Zé, não apenas concorda como complementa o balanço. Ele, que aproveitou o clima de Carnaval ao lado da família, comemora a realização da agenda com sucesso e segurança em 2023, ressaltando “que não houve nenhuma ocorrência, tanto na área central como na Vila de Luís Carlos, e que além da confraternização entre as pessoas o período foi marcado pelo retorno de investimento aos comerciantes e empresários da cidade”.

Postagens relacionadas