Nova programação visa acolher os pedidos de comerciantes locais; antes, equipes do projeto circulavam aos domingos, quinzenalmente
A Secretaria de Governo de Suzano mudou de domingo para sábado o dia de atendimento da Operação Cata-Treco prestado na região central da cidade. Além disso, a frequência do trabalho prestado também foi alterada. Antes ocorria a cada 15 dias e agora passará a ser semanal. A medida foi providenciada após pedidos de comerciantes locais e já começará a valer sábado (26/02).
As coletas dos itens inservíveis serão realizadas das 8h40 às 17 horas nas principais vias públicas do centro para atender lojistas e moradores. Um dos objetivos com a mudança é garantir uma maior adesão à iniciativa, pois a maior parte do comércio da cidade está em funcionamento pela manhã e no início da tarde.
Assim como nos ciclos semanais e em ações anteriores na área central da cidade, os agentes municipais circulam nas ruas recolhendo os materiais depositados em frente aos estabelecimentos comerciais e residências, incluindo móveis, eletrodomésticos, recicláveis e óleo de cozinha em garrafas PET.
Segundo o secretário municipal de Governo, Alex Santos, a alteração vai garantir mais facilidade aos contemplados com a ação nos finais de semana. “Antes, com os atendimentos aos domingos, recolhíamos apenas os inservíveis que eram depositados nas calçadas aos sábados, o que por vezes motivava os lojistas e até outros munícipes a simplesmente descartarem esses materiais de forma irregular. Agora, planejamos dar mais efetividade à nossa rotina de coleta ao mesmo tempo em que atendemos mais suzanenses”, comentou.
Ciclo prorrogado
A pasta também divulgou a prorrogação do ciclo regular para os próximos sete dias úteis, com previsão de término em 1º de abril (sexta-feira). Neste período, uma das equipes atuará nos bairros Jardim Portugália, Jardim Belém, Jardim Nazaré, Jardim Natal, Jardim Bela Vista, Jardim Miriam, Jardim Maneira, Vila Santana, Jardim Lazzareschi e Jardim Maitê; a outra ficará nas regiões do Parque Buenos Aires, Jardim Três Américas, Estância São Luiz, Chácara das Hortências, Jardim das Lavras, Jardim das Lavras Mirim, Parque Palmeiras, Parque Cerejeiras e Jardim Restinga.
De acordo com Santos, a extensão do cronograma é motivada pela demanda extra registrada nesses bairros. “Temos um grande efetivo com dois caminhões para atender os pedidos feitos no nosso formulário online, o bit.ly/CtnoBairro, no qual os moradores podem registrar suas casas, seus bairros ou outras áreas que precisam de visitas. A exemplo, nos últimos sete dias úteis, recolhemos 21 toneladas de materiais nas ruas e seguimos recebendo pedidos vindos dessas áreas. Justamente por isso seguiremos atendendo esses locais”, contou o secretário.
Além fazer indicações pelo formulário público, a população pode denunciar descartes irregulares de forma anônima na cidade para a Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800-774-2007.