Unidade promoveu 15 cursos ao longo do ano garantindo atividade, interação e desenvolvimento aos integrantes do espaço
O Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) Maria Picoletti, localizado na rua Benjamin Constant, 1.375, no centro de Suzano, registrou um total de 314 pessoas participando das aulas e cursos oferecidos na unidade de forma permanente ao longo de 2022. O local atende um público a partir dos 55 anos para realização de atividades recreativas diversas, com foco no desenvolvimento dos suzanenses acima dessa faixa etária.
Durante o ano, a unidade promoveu 15 diferentes cursos em áreas que englobam a arte e a produção manual. Entre os mais procurados estavam os cursos de canto, com um coral de 45 integrantes, assim como os de dança geral, dança de salão e artesanato, tendo cada turma 30 praticantes, além de informática, alfabetização e tricô, com 15 inscritos cada. Todas as formações recreativas buscaram o desenvolvimento de habilidades manuais, motoras e mentais, ao passo que os idosos puderam exercitar a cooperação e a socialização entre os frequentadores do centro de convivência.
Além dos cursos próprios oferecidos, a unidade também abrigou a prática do Lian Gong em parceria com a Associação Cultural Chinesa de Suzano. Com 30 participantes, as aulas incluem o trabalho do corpo e da mente por meio do movimento e do trabalho de respiração controlada, de forma que os alunos possam aliviar suas tensões e realizem uma movimentação de forma constante e suave, evitando o sedentarismo.
Outra vertente do espaço foi a execução de eventos e a participação de grupos específicos em ações promovidas pela administração municipal. Um dos exemplos foram as exposições dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas oficinas, além de apresentações dos grupos de coral e violão em ações como o almoço de Natal, organizado no dia 17 de dezembro (sábado). Outra integração envolveu as equipes do Procon Suzano, que realizaram palestras orientativas acerca de negociações bancárias e do processo da aposentadoria com os alunos no mês de outubro.
Para a supervisora do espaço, Adelaide Fischer, as ações organizadas são extremamente importantes para manter os idosos ativos. “Nosso foco por aqui é garantir que os alunos tenham acesso a uma variedade de cursos em grupo para que possamos estimular não só suas habilidades, mas também o senso de coletividade, pertencimento e união por meio da interação com os outros participantes”, pontuou.
Segundo a dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e coordenadora da unidade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, o centro de convivência é um equipamento importante na cidade por prestar um serviço essencial do ponto de vista social. “Quando falamos do CCMI, presteza e solidariedade são as primeiras palavras que vêm à nossa mente. Por tudo isso, em nome do meu marido, o prefeito Rodrigo Ashiuchi, agradeço o trabalho desenvolvido pela Adelaide e todos os outros funcionários da unidade. Para este ano esperamos continuar com a prestação desse serviço para a nossa população em um nível igual ou superior ao que foi apresentado em 2022”, finalizou.
Crédito das fotos: Maurício Sordilli/Secop Suzano