Home Cidades Centro Cultural Moriconi em Suzano recebe nova exposição inspirada na Semana de 22

Centro Cultural Moriconi em Suzano recebe nova exposição inspirada na Semana de 22

por Douglas Spada

Artes de vertente autodidata exploram atual panorama da criação cultural brasileira e estarão presentes na mostra

O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro) recebe a exposição “A Força do Tempo” a partir desta sexta-feira (07/10), às 18 horas. Contemplado pelo Edital Mostra Cultura é Atitude 2, o projeto de curadoria de Enzo Ferrara estará presente no espaço de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, até o dia 27 de outubro (quinta-feira) e é inspirado na icônica Semana de Arte Moderna de 1922, que propiciou profundas mudanças na cultura nacional. A entrada é gratuita.

A exposição reúne obras de 26 artistas de todo o País para criar um panorama da produção brasileira contemporânea. As pinturas trazem a estética Naïf, corrente autodidata sem padrão específico, com temas que vão desde festas populares à paisagens urbanas, folclores e temas atuais, como a questão atômica. O objetivo da exposição é promover reflexão sobre diferentes temas e possibilitar pensamentos para o futuro.

A mostra conta com uma seleção de obras de renome estadual que estiveram em outras exposições. Alguns exemplos são “Naïfs Modernos”, exibidos no Museu de Arte Sacra de São Paulo e na cidade de Socorro; “Exposição Crônicas Cariocas”, que esteve no Museu de Arte do Rio (MAR); e “Raízes da Arte Naïf”, que marcou presença no Centro Cultural Mestre Assis em Embu das Artes em agosto e setembro deste ano.

De acordo com o chefe da Cultura suzanense, o vice-prefeito Walmir Pinto, a exposição inspira reflexão e análise acerca da sociedade atual, assim como fez o histórico movimento de 1922. “No passado, artistas de diversas vertentes, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Oswald de Andrade e Mário de Andrade, conduziram o renascimento do nosso estilo artístico. Hoje, com obras reunidas e selecionadas pela curadoria vindas de vários estados, como Sergipe, Roraima,Tocantins, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás, essa exposição busca recriar aquele sentimento, então convidamos a todos para conferirem esses trabalhos”, comentou.

Postagens relacionadas