O Centro Dia do Idoso “Maria dos Anjos Cury” comemorou nesta sexta-feira (28/04) o aniversário de sete anos em funcionamento. Inaugurado em 29 de abril de 2016, o equipamento oferece atendimento especializado a 42 pessoas idosas, com serviços de alimentação, atividades de lazer, cultura e uma ampla estrutura, dotada de banheiros adaptados, área de descanso, sala de convivência com TV e enfermaria.
O aniversário foi celebrado com um almoço especial, que contou com a presença do prefeito Caio Cunha. No cardápio, serviram sobrecoxa assada, lasanha a bolonhesa, salada com mix de folhas e tomate, arroz e feijão. Para sobremesa, havia abacaxi, bolo de pote sabor prestígio e pudim. Antes disso, pela manhã, as pessoas tiveram atividades musicais e de dança e, no período da tarde, foi realizada uma festa com os familiares dos atendidos, acompanhada de bolo de pote, salgadinhos, mini hot dog e brigadeiros.
O Centro Dia do Idoso é um equipamento de execução indireta da Secretaria Municipal de Assistência Social, gerido em parceria com a Associação Madre Esperança de Jesus. Trata-se de uma unidade de acolhimento para idosos semidependentes, que atende preferencialmente pessoas idosas cujas famílias não têm condições de prestar os cuidados necessários durante o dia.
São pessoas idosas que precisam do auxílio de terceiros ou de equipamentos especiais para a realização das atividades da vida diária, tais como alimentação, mobilidade, higiene e que tiveram suas limitações agravadas por situação de vulnerabilidade social e/ou violação de direitos, como isolamento social, confinamento, falta de cuidados adequados e alto grau de estresse do cuidado familiar.
O serviço pode ser acessado a partir das unidades do CRAS e CREAS e um dos pré-requisitos é que os familiares da pessoa idosa estejam trabalhando ou estudando, não tendo, portanto, disponibilidade de proverem os cuidados necessários para a pessoa idosa. A unidade funciona na avenida Antônio de Almeida, 2.100, no Jardim Maricá.