O prefeito Caio Cunha entregou, no sábado (30), o Centro de Operações Integradas (COI), construído na avenida Engenheiro Miguel Gemma, no Socorro. A estrutura reúne equipamentos de monitoramento da cidade e de tecnologia em segurança pública, além de integrar as ações da Guarda Municipal, Defesa Civil, Polícia Militar e Polícia Civil.
“O COI vai ter o papel de ser base para conectar as operações das forças de segurança em Mogi das Cruzes, com uma estrutura tecnológica de ponta, para trazer inteligência e conexão de dados para o combate ao crime”, destacou Caio Cunha.
O prefeito lembrou ainda que a administração municipal vem investindo em equipamentos de tecnologia no município, como câmeras com OCR para leitura de placas na barreira eletrônica, que ficam nas entradas e saídas da cidade, sistema para reconhecimento facial, entre outras ações.
O COI tem investimento de cerca de R$ 30 milhões, incluindo a construção, estrutura tecnológica e equipamentos para o funcionamento. Estão reunidas na estrutura, as imagens das câmeras de monitoramento e da muralha eletrônica, com câmeras nas entradas e saídas da cidade. O monitoramento será feito na nova Central de Monitoramento, com equipamentos mais modernos e estrutura adequada, contando com analíticos que funcionam com aplicação de inteligência artificial para análise de dados das informações e imagens produzidas pelo sistema. A Central de Monitoramento de Totens, que funcionava no prédio da Prefeitura, também está sendo transferida para o COI.
A estrutura do COI também contará com o setor de Inteligência da GCM, para análise de dados e produção de conhecimento para melhor decisão do gestor público.
O COI funcionará junto à nova base da Guarda Municipal para atendimento da população, pelo telefone 153. Com isso, os dois extremos da cidade terão estruturas para garantir um atendimento ágil para a população: Base GCM/COI (Região Leste) e Base GCM/Grupamento Especializado Jundiapeba (Região Oeste).
Também participaram da entrega do COI, a vice-prefeita Priscila Yamagami, o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha, o presidente da Câmara Municipal, Marcos Furlan, os vereadores Maurino José da Silva, Eduardo Ota, Carlos Lucarefski, Edson Alexandre Pereira, Malu Fernandes, José Luiz Furtado, Mauro de Assis Margarido, Milton Lins da Silva, Osvaldo Antonio da Silva e Pedro Komura. Também estiveram presentes do comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Joel Chein, o delegado do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil, Carlos Eduardo Crispin, e o representante da Polícia Científica, Ediel Braz Soares.