O Tribunal de Justiça do Estado de SP instalou na quinta-feira (18), a 5ª Vara Cível de Suzano e a Unidade de Processamento Judicial (UPJ), que unifica os ofícios das cinco varas cíveis da comarca. A solenidade aconteceu no fórum, conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado estadual André do Prado, e do secretário estadual da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, representando o governador Tarcísio de Freitas, entre outros representantes de instituições, que lotaram o salão do júri.
Primeiro a discursar, o diretor do Fórum de Suzano e corregedor da nova UPJ, juiz Paulo Eduardo de Almeida Chaves Marsiglia, falou sobre os esforços de diversos envolvidos para que a instalação se tornasse realidade. “Tudo isso pela população de Suzano, pois cabe ao Judiciário solucionar os conflitos da forma mais célere possível, não apenas por ordem constitucional, mas na esperança de termos mais paz social”, disse. A 5ª Vara Cível está sob o comando do juiz Paulo Roberto Dallan.
Representantes de instituições também fizeram uso da palavra para destacar a importância das novas unidades para a população. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Suzano, Fabrício Ciconi Tsutsui, afirmou que a redistribuição processual contribuirá para prestação jurisdicional e elogiou o trabalho desempenhado na região.
O secretário Fábio Prieto se dirigiu diretamente aos magistrados da comarca, referindo-se ao sesquicentenário do TJSP, celebrado em fevereiro.
O deputado estadual André do Prado falou sobre os impactos para o jurisdicionado e para magistrados e servidores. “As estatísticas mostraram que a 5ª Vara Cível era necessária e hoje comemoramos essa instalação, o que demonstra o carinho e o respeito com a população de Suzano”, ressaltou. O parlamentar também realçou que a iniciativa envolveu diversos agentes públicos e é fruto da atuação independente e harmônica entre os três poderes.
Antes de encerrar a solenidade, o presidente Fernando Torres Garcia evidenciou o orgulho do Tribunal em atender a demanda de integrantes da Justiça e jurisdicionados.