Home Cidades Com agenda da regionalidade, São Bernardo sacramenta retorno ao Consórcio Intermunicipal

Com agenda da regionalidade, São Bernardo sacramenta retorno ao Consórcio Intermunicipal

por Texto Divulgação

Em agenda simbolizada pela união e regionalidade, a cidade de São Bernardo, governada por Marcelo Lima, foi sacramentada na terça-feira (14/1) novamente como integrante do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. O ato registrou apoio integral dos demais colegas da região na primeira assembleia geral do ano, marcada pela votação que consolidou retorno oficial do município à entidade, após dois anos de desligamento.

O prefeito Marcelo Lima participou do encontro emblemático. A assembleia geral contou com a presença dos outros cinco prefeitos que hoje compõem a entidade, como Gilvan Júnior (Santo André), Taka Yamauchi (Diadema), Marcelo Oliveira (Mauá), Guto Volpi (Ribeirão Pires) e Akira Auriani (Rio Grande da Serra) – exceção de São Caetano, que tem sinalizado regresso com a eleição de Tite Campanella, mas ainda não formalizou a solicitação.

Marcelo Lima destacou a posição dos colegas prefeitos de “falar a mesma língua”, dentro da proposta de ampliar o protagonismo regional. “Momento é de unidade com objetivo comum de termos um Grande ABC forte, representativo. Hoje selamos o casamento. Vamos discutir a regionalidade, sem vaidade ou ego. Não dá para falar de São Bernardo sem passar por Santo André, Diadema ou São Caetano. Às vezes, a divisa é apenas um córrego ou calçada. O Consórcio é pioneiro no Brasil no debate de políticas públicas integradas entre as cidades. Com o ABC reforçado, quem ganha é a população.”

Na prática, São Bernardo poderá discutir, regionalmente, a captação de investimentos para projetos e programas, entre eles ligados às áreas de saneamento, destinação de resíduos sólidos, habitação e enchentes. Atualmente, o Consórcio é um órgão público, o que permite a celebração de convênio diretos com outros entes federativos.

Entre as propostas do colegiado está justamente fortalecer a interlocução com os governos estadual e federal por mais melhorias ao Grande ABC. Em visita a São Bernardo na semana passada, o governador de São Paulo em exercício, Felicio Ramuth, externou apoio a Marcelo Lima na volta ao Consórcio, propondo uma reunião do colegiado em breve com o governador Tarcísio de Freitas. A assembleia pautou também o último balanço financeiro da entidade.

Dirigente interino da entidade, Taka Yamauchi, que assumiu o posto para passagem do bastão, parabenizou a decisão de Marcelo Lima pelo retorno ao Consórcio, mediante conceito latente de reforçar a pujança regional. “Decisão traz um protagonismo às sete cidades. A entidade tem importância no contexto geral, no âmbito do Estado. Esse regresso de São Bernardo garante ainda mais esperança, até pela vontade de fazer diferente.”

Postagens relacionadas