Projetos sociais apoiados pela companhia marcam presença novamente na maior feira de decoração e utilidades domésticas da América Latina
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, apoia a participação de artesãos e artesãs do Vale do Paraíba e Alto Tietê na ABCasa Fair 2023 – maior feira de decoração e utilidades domésticas da América Latina. A convite da empresa, os projetos sociais Mãos que Valem, Cerâmica Vargem do Tanque, Gestoras da Moda e Artesanato de Suzano estarão presentes entre os dias 7 e 11 de fevereiro no evento, que será realizado no Expo Center Norte, localizado em São Paulo.
Segundo Adriano Silva Martins, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, este será o quarto ano consecutivo em que a companhia é convidada para participar da ABCasa Fair com seus projetos sociais de diversas partes do País. “Para esses profissionais, expor os materiais na principal feira do segmento na América Latina é uma chance de compartilhar as histórias de cada um, além de colaborar para os negócios desses grupos. A Suzano acredita em gente que inspira e transforma, por isso vem atuando para fomentar o artesanato regional. Por meio do trabalho, da criatividade e da expressão artística é possível valorizar a cultura regional, proteger essa história e ainda gerar trabalho e renda,” afirma.
Marcieli Natali, do projeto Cerâmica Vargem do Tanque, de Cunha (SP), que resgata a cerâmica primitiva da região, é uma das profissionais que irão participar da feira pela quarta vez. “O trabalho que fazemos ultrapassa as barreiras de um produto artesanal. Percebemos que é muito mais que isso, vendemos a nossa história, nossa arte e as pessoas reconhecem isso”, destaca.
Ela ressalta também o quanto a feira foi importante para que o projeto permanecesse firme, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19. Durante os anos mais críticos, a participação na ABCasa Fair deu um fôlego para as integrantes do projeto. “Em 2020, participamos e tivemos encomendas de 1.140 peças pouco antes de tudo fechar. Por causa dessa encomenda, conseguimos produzir nesse momento tão difícil. As clientes decidiram manter o pedido e, com isso, seguimos com nossa atuação”, recorda.
No total, serão expostas mais de 200 peças artesanais do Alto Tietê e Vale do Paraíba, de variados estilos e técnicas, incluindo trabalhos com linha, costura, marcenaria, pintura, vidro e velas de cera de abelha. Quem está animada para participar do evento é Andrea Lopes, do projeto Gestoras da Moda, realizado em parceria com a Prefeitura de Jacareí, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). “Participei do Gestoras da Moda em 2021 e depois disso resolvi que ia trabalhar com costura criativa. Comecei a fazer consertos e ajustes, e a demanda foi aumentando. Hoje a minha principal renda vem da costura. Faço também customização, fantasias e trabalho com artesanato sustentável fazendo reciclagem de jeans, que transformo em bolsas, tapetes, estojos e muito mais”, conta.
Eliane Casimiro, do projeto Mãos que Valem (Grupo Artesãs de São Silvestre), reforça o papel da Suzano ao fomentar o artesanato regional. “Mesmo com as impressoras que imprimem em 3D, nada apagará essa técnica manual de artesanato, que é muito rica e valiosa. Eu costumo dizer que cada produto que a gente faz é um filho que nasce. É muito rico o que a Suzano está fazendo, preservando a cultura de nossos ancestrais”, ressalta.
O projeto Mãos que Valem atende artesãs(ãos) do distrito de São Silvestre, em Jacareí, e fomenta vivências artesanais e empreendedoras. Neste ano, os(as) profissionais irão levar a coleção Mata Atlântica, com pássaros, árvores, jacarés e peixes, além de velas de cera de abelha.
Artesanatos de Suzano
A região de Suzano também será representada no evento. Tatyanne Santana Ferreira, integrante do projeto Artesanatos de Suzano, irá expor seus produtos pela primeira vez. “Eu estive no evento o ano passado como convidada e fiquei encantada com tudo o que presenciei. O local é enorme. Você encontra diversos lojistas, faz parcerias, amizades e adquire muito conhecimento. Neste ano, eu recebi o convite para ser uma expositora e estou muito ansiosa, pois é uma oportunidade única de mostrar meus produtos para o mundo”, diz.
O Artesanatos de Suzano é uma iniciativa da companhia, em parceria com a Prefeitura da cidade de Suzano e o Sebrae. O projeto reúne artesãs(ãos) independentes que representarão o município, as tradições e a cultura regional no evento.
“Além da valorização de cultura dessas localidades, as iniciativas da Suzano voltadas para fomentar o artesanato regional visam gerar trabalho e renda para essas famílias. O apoio na ABCasa Fair só reforça que estamos no caminho certo em nosso compromisso de tirar, até 2030, 200 mil pessoas da linha de pobreza em nossas áreas de atuação”, completa o consultor da Suzano.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br