As ações sustentáveis, voltadas ao bem-estar animal e à qualidade das águas, bem como a coleta seletiva e outras práticas desempenhadas pela Prefeitura de Guararema deram resultado em 2023. A cidade acaba de receber o 1º lugar no ranking do Programa Município VerdeAzul, na categoria de municípios de 10 mil a 49.999 habitantes, e 2º lugar em todo o Estado.
Vinculada a Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Serviços Públicos, a Diretoria de Meio Ambiente coordenou diversas ações ao longo do ano. Houve atenção aos pássaros, com a campanha “Bem te vi, passarinho” e um evento de observação de aves; houve atenção aos cães e gatos, pelo Programa Bora Ser Feliz, que passou a ter cadastro online para castração e aplicação de vacina antirrábica gratuita; e muito mais.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, teve andamento o Programa Colhendo Saberes, que leva crianças em aulas-passeio pela Escola da Natureza Francisca Lerario; em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, foi realizado um mutirão de limpeza no Rio Paraíba do Sul, com a participação dos alunos da Escola de Canoagem da Prefeitura.
E não para por aí: em junho, quando é celebrada a Semana do Meio Ambiente, foram realizadas uma série de atividades de conscientização com os alunos da Rede Municipal de Ensino, que participaram de oficinas e plantaram sementes de árvores nativas no Parque Urbano Municipal Edie Maia da Silva, no Ipiranga.
Falando em árvores nativas, há uma lei que incentiva o plantio em lotes de Guararema – e que já gerou mais de 700 árvores de diversas espécies em diferentes bairros -, e os moradores têm acesso a mudas gratuitas também.
O ano foi marcado, ainda, pelos trabalhos de desassoreamento do Ribeirão Guararema, e pelo recebimento de R$ 1,4 milhão do Governo do Estado para obras de combate a enchentes. E tem bosque novo na cidade, na Praça Sérgio Luiz de Novellis, construída pela Prefeitura de Guararema em parceria com o governo estadual, no bairro Bellard (Paião).
Outra ação inovadora é a 1ª CãoMinhada de Guararema, realizada em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, e as inovações tecnológicas implementadas em prédios e espaços públicos, como a irrigação automatizada em jardins e as placas fotovoltaicas que alimentam ambientes como o Mercado Municipal Juvenal Alves Pereira.
E, para além das ações externas, em 2023 a Prefeitura de Guararema implantou um novo sistema de gestão ambiental interno, que envolve todos os servidores e equipamentos públicos, em um comprometimento mútuo pelo uso consciente de água e recursos, descarte correto de resíduos e adoção de atitudes sustentáveis.