Nesta quinta-feira (21), a Prefeitura de Guararema reunirá a classe artística do município para um novo encontro do Programa Papo Aberto. O tema da conversa será o Plano Anual de Aplicação dos Recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
A entrada é gratuita e sem necessidade de inscrição. Basta chegar na Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo” às 19 horas para participar e falar sobre a PNAB, que segundo o Ministério da Cultura, a PNAB “é uma oportunidade histórica de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante os repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma continuada”.
Por meio dessa política, continua a explicação, é “possível investir regularmente em projetos e programas, não só de modo emergencial, como foi na Lei Aldir Blanc 1 e na Lei Paulo Gustavo. Os entes federativos irão implementar ações públicas em editais e chamamentos abertos para os/as trabalhadores(as) da área da cultura. Assim como poderão executar os recursos nas políticas culturais locais de maneira direta”.
Ou seja: o Governo Federal repassa, desde 2023 e até 2027, R$ 3 bilhões por ano para investimentos em arte e cultura. Parte dessa verba é destinada aos municípios, e Guararema é uma das cidades contempladas.
“Este é um dispositivo de extrema importância. A Lei Aldir Blanc, além de oferecer condições para a sobrevivência da classe artística durante a pandemia de Covid-19, também segue agora, proporcionando investimento, recursos e visibilidade aos artistas e protagonistas de manifestações culturais”, define o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, que convida toda a população a participar do próximo encontro do programa Papo Aberto.
Tosos os detalhes serão disponibilizados aos artistas, produtores e agentes culturais, gestores de espaços culturais, grupo, coletivos de cultura e artes nesta quinta-feira (21), em encontro realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Será a partir das 19 horas, com entrada gratuita na Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo”, na rua 19 de Setembro, 233, Centro.