O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT) assinou um Protocolo de Intenções com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) com objetivo de promover o intercâmbio de informações entre as cidades e a entidade, além de fortalecer as ações municipais para regularização fundiária, fiscalizações e outras iniciativas que apoiam o desenvolvimento sustentável da região. A assinatura do convênio ocorreu nesta terça-feira (31) na sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Mogi das Cruzes (AEAMC) e reuniu prefeitos do CONDEMAT, assim como representantes das cidades consorciadas e técnicos das administrações municipais.
A parceria firmada entre o consórcio e o Crea-SP viabilizará o suporte às 14 cidades do CONDEMAT na solução de problemas metropolitanos, principalmente nas áreas de regularização fundiária, mobilidade e critérios para cidades inteligentes, além de fiscalizações.
Para o presidente do CONDEMAT, Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes, o convênio representa um passo importante para garantir o aprimoramento do desenvolvimento urbano regional. “Essa é uma parceria técnica muito forte que possibilitará que os municípios possam, a partir de agora, ter uma sustentação melhor. Quando há construções que não seguem alguns padrões é muito difícil para a prefeitura falar que aquilo é certo ou errado, já o Crea tem esse perfil, essa bagagem e know-how. Esse convênio é muito importante para nossas cidades”, ressaltou.
O protocolo foi assinado pelo presidente em exercício do Crea-SP, Mamede Abou Dehn Junior, que destacou a parceria como uma ferramenta de gestão pública. “A assinatura do termo com os municípios representa uma parceria de ganha-ganha. Ganha o profissional que será mais valorizado, os municípios que terão o Crea-SP com ferramenta em sua administração municipal e, principalmente, a sociedade por saber que toda a atividade técnica vai ser executada por profissionais legalmente habilitados. As cidades têm diversos problemas que não podem ser mais tratados como uma situação pontual, eles precisam ser considerados como um problema local, de uma região metropolitana, como é a área do CONDEMAT”, analisou.
O evento teve a palestra de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), com a engenheira Caroline de Macedo Patrício. Participaram da assinatura do protocolo os prefeitos Vanderlon Gomes, de Salesópolis, Carlos Chinchilla, de Santa Isabel, Rodrigo Ashiuchi, de Suzano, e Daniel Balke, prefeito em exercício de Ferraz de Vasconcelos, assim como o vice-prefeito Jesus Roque de Freitas, de Guarulhos e representantes dos prefeitos de Arujá, Igaratá, Mairiporã e Poá. Estiveram presentes, ainda, o conselheiro e membro da Comissão Reurb do Crea-SP, Joni Matos Incheglu e o presidente da AEAMC, Mauro Rossi.