Home Cidades CONDEMAT pede apoio do Estado para fortalecimento da cultura no Alto Tietê

CONDEMAT pede apoio do Estado para fortalecimento da cultura no Alto Tietê

por Redação Gazeta Popular

Durante reunião, membros do consórcio solicitaram criação de programas de incentivos, além de apoio na realização de eventos e conservação do patrimônio histórico da região

Prefeitos e integrantes da Câmara Técnica de Cultura do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê estiveram ontem (28/03) na sede da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, em São Paulo, para apresentar propostas e demandas que necessitam do apoio do Governo do Estado para o fortalecimento da cultura regional. O presidente do consórcio, Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes; o vice-presidente, Luís Camargo, prefeito de Arujá; o prefeito em exercício de Guarulhos, Jesus Roque; a vice-prefeita de Santa Isabel, Terezinha Pedroso; o coordenador da Câmara Técnica, Mateus Sartori; secretários e técnicos de Cultura da região foram recebidos pela secretária de Estado, Marília Marton.

“A região do CONDEMAT tem um grande potencial para alavancar ainda mais as ações culturais e essa proximidade com o Estado é fundamental para avançarmos com projetos que fortalecem e dão visibilidade para a cultura local e regional, além de contribuir com o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda”, destacou o presidente Caio Cunha.

Entre as demandas e propostas apresentadas ao Estado está a criação de programas e editais de incentivos para os municípios, de forma que eles tenham autonomia na aplicação dos recursos seja na construção de equipamentos culturais, contratação de serviços, dentre outras necessidades.

Da mesma forma o grupo solicitou a criação de programa que que vise o repasse de recursos para cidades que atendam aos critérios mínimos estipulados pelo Governo do Estado, como a existência de Conselhos de Cultura, do Plano Municipal de Cultura, legislações de incentivo fiscal, equipamentos culturais públicos como museus e bibliotecas, espaços públicos destinados à arte e cultura, dentre outros.

A realização de um evento regional com o objetivo de fomentar a circulação de artistas da região entre os municípios do CONDEMAT também foi abordada durante a reunião.

“Nossa região é muito rica em diversidade cultural e conta com centenas de profissionais que contribuem para que o setor seja um grande impulsionador da economia regional. Precisamos do apoio do Estado com aporte de recursos e incentivos para municípios e região, sobretudo para os municípios menores, que não possuem estrutura, equipamentos e orçamento, para fomentar a cultura”, destacou o coordenador da Câmara Técnica, Mateus Sartori.

Sartori pontuou ainda a necessidade de apoio do Estado para conservação do patrimônio histórico da região, com destaque para do Cineteatro Santo Ângelo localizado no interior do Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti. O prédio é tombado pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.

“Temos em nossa região esse importante equipamento cultural e audiovisual, um patrimônio histórico que está em desuso e tem tudo para se transformar em um polo regional de cinema”, disse.

A visitação aos equipamentos culturais do Estado também entrou em pauta com a solicitação do vice-presidente do CONDEMAT, Luís Camargo.

“O Estado tem equipamentos importantíssimos como o Museu da Língua Portuguesa, o Museu Catavento, Museu da Imagem e do Som, que podemos usufruir levando nossos grupos da melhor idade, alunos da rede municipal e outros grupos para um passeio cultural que vai proporcionar conhecimento e entretenimento a eles”, disse o prefeito.

A secretária de Estado, Marília Marton acolheu as demandas, colocou todos os equipamentos culturais à disposição dos municípios para organização de grupos de visitação e falou sobre o potencial econômico da Cultura no país. Marília também falou da necessidade de os municípios trabalharem em sinergia com o Estado para captação de recursos junto à iniciativa privada para concretização de projetos.

“A indústria cultural hoje ocupa o segundo lugar no PIB nacional, ficando atrás apenas do PIB industrial. Temos um potencial muito grande a ser explorado e para isso precisamos trabalhar juntos, com os municípios identificando produtores culturais bem estruturados e na formatação de projetos que atendam ao mercado para garantirmos recursos”, disse a secretária que também confirmou o interesse do Estado em apoiar a realização de festivais culturais como o proposto pelo CONDEMAT.

Com relação ao restauro do Cineteatro Santo Ângelo, a secretária informou que o Programa de Ação Cultural (Proac) destinado aos patrimônios históricos será retomado.

Também participaram da reunião os secretários de Cultura Édipo de Souza Alves (Biritiba Mirim), Ana Rosa Augusto (Ferraz de Vasconcelos), Maria Ana Rosa (Itaquaquecetuba), Claudinéli Moreira Ramos (Mogi das Cruzes), Ariel Felipe Borges de Oliveira (Poá), Nicolas José Babosa da Rocha (Santa Branca), além de técnicos da área.

Postagens relacionadas