Home Cidades Deputado André do Prado celebra proposta de aumento do repasse do ICMS Ecológico que vai beneficiar diversos municípios

Deputado André do Prado celebra proposta de aumento do repasse do ICMS Ecológico que vai beneficiar diversos municípios

por Redação Gazeta Popular

O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado André do Prado, participou ao lado do governador Tarcísio Gomes de Freitas e da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, de evento no Parque Ecológico do Tietê para o lançamento do Plano Estadual de Meio Ambiente. A atividade, que aconteceu nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, marcou o início de uma série de 21 ações em seis eixos para promover a sustentabilidade no Estado.

Um dos destaques do evento foi o anúncio do governador Tarcísio de Freitas de que será enviado à Assembleia Legislativa um projeto de lei e uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para o aumento do repasse do ICMS Ecológico, dos atuais 1% para 2% para os municípios que protegem áreas de mata ou que possuem mais de 30% do território coberto por vegetação nativa. A estimativa com a medida é a destinação de R$ 732 milhões, por ano, para as cidades, beneficiando diversas regiões como Alto Tietê, Vale do Ribeira e outras.

“Essa é uma medida histórica e justa, que reconhece o esforço dos municípios que preservam o meio ambiente e contribuem para a qualidade de vida da população. É também uma forma de incentivar novas iniciativas de conservação e recuperação das nossas áreas verdes”, disse o governador Tarcísio de Freitas.

O deputado André do Prado elogiou a proposta do governador e afirmou que vai apoiar a sua aprovação na Assembleia Legislativa. “Eu estive recentemente com o governador no Vale do Ribeira e conversamos sobre esse assunto. Fico muito feliz com esse anúncio, que vai beneficiar muitos municípios que têm um grande potencial ambiental e turístico. Vamos trabalhar para que esse projeto seja aprovado o quanto antes”, disse.

O Plano Estadual de Meio Ambiente prevê investimentos de R$ 2,13 bilhões, entre recursos públicos e privados, até 2026. As ações estão divididas em seis eixos: Biodiversidade; Bioeconomia e Finanças Verdes; Parques Estaduais; Educação e Conscientização Ambiental; Fortalecimento Institucional; e Resiliência e Adaptação Climática. Entre as principais ações estão restauração de áreas, nascentes, reflorestamento, formação de corredores ecológicos, financiamento de atividades produtivas sustentáveis e de projetos ambientais, obras e melhorias nos parques estaduais, fortalecimento das ações de educação ambiental, reforço na fiscalização ambiental, prevenção e combate a incêndios florestais e queimadas, revitalização de margens, desassoreamento e despoluição de pequenos cursos d’água, construção de novas clínicas veterinárias, entre muitas outras medidas anunciadas.

O evento no Parque Ecológico do Tietê também contou com a presença do deputado federal Gilberto Nascimento; dos secretários estaduais Fábio Prieto (Justiça e Cidadania) e coronel Henguel Ricardo Pereira (Casa Militar e Defesa Civil); da deputada estadual Marina Helou; dos prefeitos Ricardo Nunes (São Paulo), Wagner Costa (Pariquera-Açu) e Vinicius Brandão (Miracatu); dos vereadores de São Paulo Beto do Social e Nunes Peixeiro; subprefeitos, estudantes, representantes de associações, entre outras pessoas.

Postagens relacionadas