Home Cidades Desafios da Saúde em Ferraz ganham destaque na 8ª Conferência Municipal

Desafios da Saúde em Ferraz ganham destaque na 8ª Conferência Municipal

por Redação Gazeta Popular

Os desafios da Saúde de Ferraz de Vasconcelos foram discutidos durante a 8ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na manhã de sexta-feira (3), no Rotary Club da cidade. O evento reuniu gestores, profissionais e usuários do setor.

A programação se estendeu ao longo do dia, com a abertura oficial e composição da mesa com as autoridades presentes. A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marisa de Freitas Sugaya destacou a importância do debate para obter avanço no setor.

O secretário de Saúde, Clécio Gonçalves, lembrou que já esteve em conferências anteriores como usuário do SUS e destacou a alegria de ver a casa cheia, mas observou que são muitos os desafios ainda a serem alcançados.

Já o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento, Daniel Balke quebrou o protocolo e pediu ao público presente um minuto de silêncio pelas vítimas das chuvas. Lembrou ainda, que durante a pandemia do Coronavírus, os funcionários da Saúde foram essenciais para salvar vidas.

Além deles estiveram presentes, os secretários Ana Rosa Augusto Rodrigues (Cultura e Turismo), Robson Xisto (Assistência Social), Manoel Romero (coordenador da Secretaria de Saúde), Aline Nogueira Vieira (diretora do Hospital Regional); Kléber Leite (presidente da OAB de Ferraz); Mônica; assistente social e Lucia Kaori, psicóloga, da Defensoria Pública de Ferraz, além dos vereadores Osni Pasquarelli , o Ní; Ananias Coelho, o  Neto do Cambiri e Cláudio Ramos, que discursou em nome do legislativo.

Logo em seguida a fala das autoridades foi lido o regulamento da conferência. A programação também incluiu palestras proferidas por Douglas Alves, coordenador do Fórum Regional dos Conselhos Municipais de Saúde do Alto Tietê/Região Metropolitana de São Paulo e Érico Vasconcelos, consultor da UniverSaúde.

As plenárias temáticas foram divididas pelos seguintes eixos temáticos: I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia e o IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Na segunda etapa estavam previstas ainda a apresentação das propostas levantadas durante as plenárias temáticas para votação das propostas a serem apresentadas na Conferência Regional; a eleição dos delegados e a plenária final.

As propostas discutidas e levantadas na conferência serão levadas para as etapas posteriores a nível estadual e federal.

Postagens relacionadas