Home Cidades Desenvolvimento Econômico apresenta produtividade do ano

Desenvolvimento Econômico apresenta produtividade do ano

por Douglas Spada

Prestação de contas da secretaria ocorreu durante audiência pública realizada na Câmara de Suzano

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego apresentou na segunda-feira (07/11) um balanço da produtividade da pasta referente ao ano de 2022. A prestação de contas ocorreu durante audiência pública na Câmara de Suzano. Entre os destaques estão a atuação dos setores de Agricultura e de Artesanato e Turismo, além do atendimento promovido pelas duas unidades do Centro Unificado de Serviços (Centrus).

A apresentação liderada pelo diretor da pasta Marcos Manrique destacou o caráter empreendedor da gestão, com ampla atuação em diferentes segmentos econômicos. Na Agricultura, a secretaria chefiada por André Loducca contabiliza 86 agricultores parceiros e 24 entidades conveniadas junto ao Banco de Alimentos, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que garantiu mais de 10 toneladas de insumos destinados à doação, com atendimento a 28.560 famílias.  

No setor de Artesanato e Turismo, a pasta destacou a realização de 18 feiras e eventos estratégicos, como o Mega Natal Artesanal e o Mega Dia das Mães, e o cadastramento de 355 artesãos identificados com a carteira municipal da categoria, que dá direito à participação em atividades e cursos e a representar Suzano em outros municípios. 

Mais um destaque pontuado foi a atuação do Centro Unificado de Serviços (Centrus), que conta com duas unidades. Na região norte, o equipamento registrou 13.580 atendimentos. Entre as ações evidenciadas neste ano está a parceria com a Polícia Civil, com a iniciativa “Meu Primeiro RG”. 

Já na região central, o Centrus registra 86.834 acolhimentos neste ano. Entre os destaques estão 849 atendimentos junto ao Banco do Povo, com a oficialização de 18 contratos. No posto “Sebrae Aqui”, ao longo do ano foram 1.347 atendimentos e 1.074 formalizações. Por fim, o programa “Suzano Mais Emprego” recebeu 15.678 currículos, com o encaminhamento de quase 70% dos candidatos. 

O diretor finalizou a apresentação pontuando os dados de Suzano no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), com a criação de 26.347 novos postos de trabalho e saldo positivo de 2.495 vagas em 2022. “Apesar dos efeitos da pandemia, observamos um cenário de boas expectativas para o desenvolvimento de Suzano, sobretudo neste bimestre, com o comércio aquecido em virtude do Natal e dos jogos da Copa do Mundo que, neste ano, ocorrem excepcionalmente no fim do ano”, comentou. 

A prestação de contas foi acompanhada pela Comissão Permanente de Economia da Câmara de Suzano, presidida pelo vereador Joaquim Rosa. Também estiveram presentes os parlamentares Artur Takayama, Jaime Siunte e Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG.

Postagens relacionadas