Neste domingo (05) é celebrado Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de ampliar as ações práticas e de conscientização para preservação sobre o tema
No domingo (05) é celebrado Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de ampliar as ações práticas e de conscientização para preservação sobre o tema.
Em Guararema, nos últimos anos houve avanços nesta pauta, o que faz com que a Administração Municipal tenha motivos para celebrar e, principalmente para intensificar os trabalhos neste setor.
Um dos principais motivos para a celebração da data em Guararema é o avanço no Programa Município Verde Azul (PMVA). No ano passado, o município foi reclassificado para a 10ª colocação do programa dentre as 645 cidades do Estado de São Paulo.
Guararema aumentou sua nota de 91,57 para 93,37, avançando da 21ª para 10ª colocação, a melhor posição do município desde o início da participação. A colocação também garante para Guararema o melhor lugar na Região Metropolitana de São Paulo e no Vale do Paraíba.
No final do ano passado, a Prefeitura de Guararema por meio da Diretoria de Meio Ambiente criou o Programa Municipal de Conservação Ambiental (Lei Municipal 3402/2021), no intuito de definir normas e critérios para instituir a Unidade Ambiental Municipal – UA, com objetivo de manter os remanescentes de Mata Atlântica existentes no município e outras formações de vegetação nativa, bem como a biodiversidade, o clima, os recursos hídricos, paisagens e os serviços ambientais.
Outro programa desenvolvido pela Administração Municipal, que foi realizado em 2022, é o Desafio do Lixo, que se encontra na sua 4ª edição. Realizada no Horto Parque Municipal, a programação foi recheada de palestras, conversas, atividades e oficinas e se estendeu ao longo do dia.
A ampliação da Loja Pérola do Bem, que une sustentabilidade à solidariedade, também foi destaque. A ação esteve nos bairros, com a Loja Pérola do Bem Itinerante, e além da sede no Fundo Social de Solidariedade, atualmente conta uma unidade itinerante no bairro Ipiranga.
Além dos programas, marcas significativas foram atingidas. Como por exemplo mais de 1,9 mil toneladas de recicláveis que foram destinados de forma correta por meio da Coleta Seletiva de Guararema, desde sua criação, em 2017.
Outro mecanismo importante, que corrobora com os dados positivos da reciclagem em Guararema é a Coleta Seletiva Porta a Porta. Desde junho de 2021, quando foi retomado o serviço que realiza a retirada dos itens em domicílio, já foram coletadas mais de 227 toneladas de recicláveis, um índice tido como satisfatório pela equipe de Meio Ambiente da Administração Municipal.
“Estamos elaborando programas e colocando eles em prática, para que a pauta e as ações do Meio Ambiente continuem como destaque na nossa cidade, como sempre foi”, disse o prefeito Zé. “Parabenizo a Diretoria de Meio Ambiente de Guararema por esse trabalho e tenho certeza que vamos continuar nesta caminhada”, completa.
Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica
Em outubro do ano passado, a Prefeitura de Guararema firmou parceria com a empresa Suzano S.A. para que, juntamente com a Fundação SOS Mata Atlântica eo Instituto Suinã, fosse realizada a revisão do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).
Em maio de 2022, Guararema deu mais um avanço no projeto, participando da formação de grupos de trabalho para demonstração do plano e coleta de informações. A próxima etapa é a realização do diagnóstico, que contemplará os objetivos específicos e as áreas e ações prioritárias do Plano.