Nesta segunda-feira (5) é celebrado o Dia Nacional da Saúde e, em breve, o município contará com novos equipamentos públicos, em diferentes pontos da cidade. Ao todo, são quatro Unidades Básicas de Saúde passando por reformas e ampliação, um novo Hospital Municipal, um inédito Centro de Bem-Estar Animal, com hospital veterinário; um moderno e amplo Nace e um Centro de Reabilitação Física e Motora.
No Hospital, os serviços já estão 90% concluídos. Ao fim dos trabalhos, a unidade terá 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, quatro salas cirúrgicas e 62 leitos de internação. A obra prevê a integração com os demais setores do complexo hospitalar, como o Pronto Atendimento, Emergência, recepção, setores de apoio técnico e demais serviços.
Garantindo atendimento para as pessoas com deficiência (PCDs) do município, a prefeitura está ampliando e reformando o Nace, que contará com salas de terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, natação, neurologia e assistência social, além da sala sensorial, do espaço para recepção e da Praça de Inclusão Reversa. Além disso, está levantando, do zero, o Centro de Reabilitação Física e Motora, que, além dos consultórios e das salas de reabilitação e terapia, terá espaços multidisciplinares, piscina para hidroterapia e quadra.
Já na área da atenção básica, a Administração Municipal vem ampliando e reformando quatro UBSs. Os serviços acontecem nas UBSs Central (Maitinga), Vicente de Carvalho II, Mirosam (Bairro Chácaras) e Indaiá. Além das reformas, que contemplam toda a parte elétrica, hidráulica, teto e piso, as unidades serão climatizadas e receberão novos equipamentos e mobiliários.
Compromissada com o bem-estar dos animais, a prefeitura também está realizando obras de reforma e ampliação no o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Em breve, a cidade contará com um local mais confortável e completo para atendimentos. Os trabalhos estão sendo realizados em um espaço de aproximadamente 1.000 m², o que corresponde ao triplo da antiga estrutura. No local, estão sendo construídos um novo prédio para o CCZ e outro para o inédito Bem-Estar Animal, com hospital veterinário. A gestão será compartilhada entre as secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente.