Os moradores de Bertioga e de toda a região foram beneficiados com o novo bloco do Hospital Municipal Santa Teresinha. A entrega foi feita pela prefeitura na segunda-feira (23). Ao todo, são dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, quatro salas cirúrgicas e 62 leitos de enfermaria, divididos em três andares do prédio de 2960 m². A unidade foi batizada como “Santa Teresinha do Menino Jesus” por conta da passagem de suas relíquias, que abençoaram o hospital entre os dias 17 e 19 de setembro.
A inauguração aconteceu com a presença de autoridades locais, como o prefeito Caio Matheus, e do coordenador de regiões da saúde, Glauco Cyrianco; do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André Do Prado; da deputada estadual Solange Freitas e da diretora Regional de Saúde da Baixada Santista, Patricia Amorim.
“Hoje entregamos mais que uma obra, entregamos um sonho. O novo Hospital Municipal é uma grande conquista para saúde de Bertioga e região, que vai garantir ainda mais qualidade no atendimento e salvar milhares de vidas.”, declarou o prefeito Caio Matheus.
Com a inauguração, a unidade agora tem integração com os demais setores do complexo hospitalar, como o Pronto Atendimento, Emergência, recepção, setores de apoio técnico e demais serviços.
Durante a cerimônia, o coordenador de regiões da saúde, Glauco Cyrianco, representante da Secretaria Estadual de Saúde, reforçou o compromisso assumido pelo governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, em junho deste ano, de assumir o custeio da unidade.
Mais de R$ 14 milhões foram investidos na unidade por meio de convênio do governo do estado com a prefeitura. Os serviços foram executados pela empresa Solovia Engenharia e Construções.
Mais investimentos
A secretária municipal, Rebeca Barufi, destacou o avanço que a cidade vem passando em todas as áreas da saúde. “Além do Hospital, toda a rede básica de saúde está passando por ampliação. Já entregamos as unidades Boraceia e Mirosam, e nas próximas semanas entregaremos a Central e Indaiá. Sem dúvidas, é um grande avanço para o atendimento do bertioguense”, disse Rebeca.
Em paralelo às obras da rede de atenção básica, a prefeitura dá andamento nas construções de outros prédios da saúde, como o inédito Centro de Bem-Estar Animal, com hospital veterinário; o novo Nace e o Centro de Reabilitação Física e Motora.
Sobre a Santa
Thérèse Martin, a Santa Teresinha do Menino Jesus, nasceu em Alençon, na França, no dia 2 de janeiro de 1873. Morreu no dia 30 de setembro de 1897, sendo canonizada por Pio XI no dia 17 de maio de 1925 e proclamada Padroeira Universal das Missões, no dia 14 de dezembro de 1927.