Home Cidades Dr. Saulo Dentista comemora aprovação de projeto “Câmera Cidadã”

Dr. Saulo Dentista comemora aprovação de projeto “Câmera Cidadã”

por Texto Divulgação

O vereador Saulo Teixeira Alberto da Costa (União Brasil), Dr. Saulo Dentista, conseguiu a aprovação na Câmara Municipal de Poá do Projeto de Lei n° 127/2023, de sua autoria, que cria o “Câmera Cidadã” – Sistema Colaborativo de Segurança e Monitoramento no município de Poá. O objetivo do projeto é instituir uma parceria com donos de estabelecimentos comerciais, condomínios, entidades da sociedade civil, agências bancárias, clubes recreativos e demais pessoas jurídicas, com sede na cidade, visando colaborar com a elucidação de roubos e furtos, entre outros delitos praticados contra o patrimônio público ou privado, bem como na investigação e captura de criminosos, tanto por órgãos municipais quanto estaduais de segurança pública.

Segundo o autor da proposta, esse é um passo importante para coibir atos de vandalismo, furtos, roubos e assaltos tanto em prédios e lojas comerciais quanto em outros tipos de estabelecimentos. “Os comerciantes da cidade vivem me cobrando uma posição para melhorar a segurança em Poá. Tanto que eles mesmos me trouxeram essa demanda, com sugestões de como podemos inibir atos criminosos contra nosso patrimônio”, contou o vereador.

Dr. Saulo Dentista explicou, ainda, que o projeto vai ajudar muito na elucidação de crimes, pois haverá uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Poá e a sociedade civil, por meio da assinatura de um Termo de Colaboração/Convênio entre as partes interessadas. “Precisamos ampliar o trabalho da Central de Monitoramento do CSI (Centro de Segurança Integrada) da cidade, para que a mesma fique responsável pelo monitoramento das imagens das câmeras externas dos parceiros por 24 horas. Só assim, vamos impedir que muitos sejam alvo de criminosos”, explicou ele.

O vereador ainda fez questão de citar que a Constituição Federal, em seu Artigo 144, diz que a “segurança é um dever do Estado, direito e responsabilidade de todos” e deve ser exercida para a preservação da ordem pública. Ainda de acordo com as prerrogativas constitucionais, cabe aos municípios adotar uma postura colaborativa para melhor identificar os delitos e as práticas criminosas.

“O aumento da criminalidade é um fator importante para que a comunidade se sinta insegura. Nós acabamos nos tornando reféns desses criminosos. Por isso, essa parceria é essencial para todos. Essa integração do CSI de Poá com o cidadão, além de ampliar as ações de segurança, também fará com que o município colabore no combate a todos os tipos de crimes praticados contra a sociedade. Precisamos explorar mais a tecnologia; e o videomonitoramento é uma grande ferramenta tanto para impedir quanto para ajudar na captura dos praticantes de atos delituosos”, completou o vereador.

 

 

 

Postagens relacionadas