A segunda fase da edição deste semestre da E-Aprendi (Avaliação Municipal das Aprendizagens), elaborada pela equipe de Avaliação do Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, já está sendo aplicada nas escolas para os estudantes do 4º e 5º anos e 9º do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes. As provas serão aplicadas até o dia 31 de agosto.
A avaliação é realizada por meio da plataforma Simulados e contempla as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A partir dos resultados, a Secretaria de Educação e as escolas terão um retrato do nível de aprendizagem dos estudantes, por isso, é de extrema importância a presença de todos.
A primeira fase desta 2ª edição aconteceu entre os dias 7 e 18 de agosto, com as turmas do 2º e 3º anos. O sistema apontou que a participação dos estudantes teve um aumento de 4% em comparação ao primeiro semestre deste ano, registrando 96.8% de presença na avaliação. Os dados revelam uma maior preocupação das famílias em justificar junto à escola a ausência da criança, que por ventura não compareceu no prazo agendado, demonstrando assim o fortalecimento da parceria entre elas e as escolas.
Para que a prova seja aplicada de forma eletrônica, estudantes e professores utilizam chromebooks das unidades escolares. Os alunos com deficiência contam com recursos de acessibilidade, como áudio descrição, ampliação ou diminuição de tela e contraste de cores.
Desde 2021, a avaliação é um importante instrumento para o programa Aprender Mais e Ninguém pra Trás, que tem o objetivo de recompor, recuperar e ampliar as aprendizagens. A primeira edição da avaliação neste ano foi aplicada em março.