Para conscientizar os pais de alunos da Rede Municipal de Ensino sobre a importância de se adotar condutas seguras de comportamento na internet, a Educação de Guararema tem promovido debates sobre bem-estar digital das crianças. O foco está na conscientização dos pais e/ou responsáveis sobre a presença das crianças no universo online, mas também participam as gestoras, coordenadoras, professores e todos os servidores lotados nas Escolas Municipais, que têm acesso a diferentes formações e workshops durante o período de recesso escolar.
Em um destes encontros, realizado na última quarta-feira (19), pais que compõem a comunidade escolar dos Bairros Ipiranga e Luís Carlos reuniram-se na Escola Municipal José Benedito dos Santos para um bate papo sobre “os perigos existentes na internet, como o cyberbullying, a exposição a conteúdos impróprios e o contato com ‘predadores virtuais’”.
Para que os temas não fiquem maçantes, profissionais qualificados dão exemplos do dia a dia, mostrando que é preciso acompanhar o que as crianças estão fazendo na internet, nas redes sociais e também nos jogos, sejam eles offline ou online.
Uma dica é limitar o tempo de uso destas ferramentas, sempre verificando as faixas etárias adequadas a cada um dos ambientes. E muitas mais foram repassadas a cada encontro.
“Estamos debatendo o problema e sugerindo soluções, mostrando dados sobre a relação entre violência e a internet, e oferecendo formação sobre segurança digital, que é uma forma eficaz de envolver e educar a todos, aumentando a segurança online dos alunos”, avalia a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, que agradece o empenho de todos os envolvidos na ação.
Antes das férias escolares, as agendas dos alunos voltaram para casa com um convite aos pais e/ou responsáveis, para que participassem dos encontros de “conscientização e preparo”, já que as unidades de ensino são “a primeira linha de defesa na proteção de crianças na internet”.
Nestes convites há um campo para a confirmação de presença e isso vale para todas as regiões da cidade. Foram atendidas as comunidades escolares dos bairros Chácaras Guanabara, Jardim Luiza, Jardim Dulce, Parateí, Parque Agrinco, Fukushima, Cerejeira e toda a região Norte, Freguesia da Escada, Nogueira, Itapema, Vale dos Eucaliptos e também toda a região Sul, além de Ipiranga, Centro e Luís Carlos.