Home Cidades Educação de Guararema promove encontro sobre segurança digital

Educação de Guararema promove encontro sobre segurança digital

por Texto Divulgação

Para conscientizar os pais de alunos da Rede Municipal de Ensino sobre a importância de se adotar condutas seguras de comportamento na internet, a Educação de Guararema tem promovido debates sobre bem-estar digital das crianças. O foco está na conscientização dos pais e/ou responsáveis sobre a presença das crianças no universo online, mas também participam as gestoras, coordenadoras, professores e todos os servidores lotados nas Escolas Municipais, que têm acesso a diferentes formações e workshops durante o período de recesso escolar.

Em um destes encontros, realizado na última quarta-feira (19), pais que compõem a comunidade escolar dos Bairros Ipiranga e Luís Carlos reuniram-se na Escola Municipal José Benedito dos Santos para um bate papo sobre “os perigos existentes na internet, como o cyberbullying, a exposição a conteúdos impróprios e o contato com ‘predadores virtuais’”.

Para que os temas não fiquem maçantes, profissionais qualificados dão exemplos do dia a dia, mostrando que é preciso acompanhar o que as crianças estão fazendo na internet, nas redes sociais e também nos jogos, sejam eles offline ou online.

Uma dica é limitar o tempo de uso destas ferramentas, sempre verificando as faixas etárias adequadas a cada um dos ambientes. E muitas mais foram repassadas a cada encontro.

“Estamos debatendo o problema e sugerindo soluções, mostrando dados sobre a relação entre violência e a internet, e oferecendo formação sobre segurança digital, que é uma forma eficaz de envolver e educar a todos, aumentando a segurança online dos alunos”, avalia a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, que agradece o empenho de todos os envolvidos na ação.

Antes das férias escolares, as agendas dos alunos voltaram para casa com um convite aos pais e/ou responsáveis, para que participassem dos encontros de “conscientização e preparo”, já que as unidades de ensino são “a primeira linha de defesa na proteção de crianças na internet”.

Nestes convites há um campo para a confirmação de presença e isso vale para todas as regiões da cidade. Foram atendidas as comunidades escolares dos bairros Chácaras Guanabara, Jardim Luiza, Jardim Dulce, Parateí, Parque Agrinco, Fukushima, Cerejeira e toda a região Norte, Freguesia da Escada, Nogueira, Itapema, Vale dos Eucaliptos e também toda a região Sul, além de Ipiranga, Centro e Luís Carlos.

Postagens relacionadas