O Projeto Parque Escola de Itaquaquecetuba retomou suas atividades e os estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Dr. Charles Henry Tyler Townsend, no Jardim Napoli, foram os primeiros a participar. O projeto consiste na visitação monitorada por especialistas de educação física ao Parque Ecológico Mario do Canto, no bairro Estação, para a realização de um circuito de atividades.
“A ação visa promover um ambiente integrador, práticas esportivas, artísticas e culturais para as crianças do sistema municipal de ensino, visando a promoção da cidadania, bem como o desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos e socioafetivos”, explicou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.
Para o aquecimento, os professores recebem os estudantes na entrada do parque e os acompanham dentro do ônibus até o local da primeira atividade em clima animado e interativo. As crianças se posicionam em frente ao palco e os monitores realizam atividades com músicas e movimentos ritmados.
Posteriormente, os estudantes são divididos em subgrupos e recebem coletes de identificação por cor. As atividades realizadas durante a visitação são: campo minado, caça ao tesouro, acertando o alvo, cama de gato, slackline e confecção de brinquedos. Os grupos ficam aproximadamente 30 minutos em cada estação e só terminam quando passam por todas as atividades. Ao final, todos recebem um lanche para o piquenique.
“O projeto passou por reformulação para atender mais estudantes. É contagiante ver a alegria deles participando das atividades extracurriculares, interagindo com espaços que educam. Possibilitar o acesso aos equipamentos públicos é muito importante, assim os estudantes aprendem a respeitá-los, conservá-los e ainda podem trocar experiências”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.