Home Cidades Educação de Itaquaquecetuba é reconhecida pelo Condemat+ por iniciativa inclusiva no ensino público

Educação de Itaquaquecetuba é reconhecida pelo Condemat+ por iniciativa inclusiva no ensino público

por Texto Divulgação

A Prefeitura de Itaquaquecetuba foi premiada na 1ª edição do Inova Educação, promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), graças ao programa Escola Aberta. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Educação por meio do Departamento de Educação Especial (DEE), tem como objetivo acolher estudantes e famílias imigrantes no sistema municipal de ensino, oferecendo suporte pedagógico e social.

A premiação destaca experiências inovadoras em alfabetização dentro das redes municipais, especialmente relacionadas à meta da “Alfabetização na Idade Certa”. A cerimônia de entrega reuniu lideranças como o prefeito Eduardo Boigues, a secretária de Educação Maria Cristina Perpetuo, além de gestores e educadores de 11 municípios da região.

De acordo com Maria Cristina Perpetuo, o reconhecimento é um reflexo do avanço no desempenho dos estudantes de Itaquaquecetuba, incluindo os imigrantes. “Itaquá já enfrentou desafios no Ideb, mas agora estamos colhendo frutos positivos. O programa Escola Aberta reforça o compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade”, afirmou.

Um modelo de inclusão

O programa, implementado em outubro de 2022, atende 447 crianças imigrantes, oriundas de oito países, em um total de mil estudantes estrangeiros matriculados na rede. Com o apoio de professores bilíngues (espanhol e inglês), o projeto assegura um atendimento personalizado e humanizado.

Parcerias estratégicas com as secretarias de Saúde, Esporte, Mulher, Desenvolvimento Social, Fundo Social e Defensoria Pública potencializam os resultados, oferecendo serviços de orientação sobre documentação, saúde bucal, atendimentos médicos e fortalecimento dos laços entre escola e família.

Além de Itaquaquecetuba, Mairiporã também foi reconhecida no prêmio na categoria de municípios com até 100 mil habitantes. A seleção dos vencedores foi conduzida por uma comissão de coordenadores dos cursos de pedagogia de instituições da região.

O prefeito Eduardo Boigues destacou a importância do prêmio: “É uma luta diária para garantir educação de qualidade, especialmente para os imigrantes. A diversidade cultural é nossa força, e o Escola Aberta é a prova de que estamos no caminho certo”.

Postagens relacionadas