Home Cidades Em 1ª etapa, Câmara de Arujá aprova mais um projeto para garantir direito de pessoas com autismo.

Em 1ª etapa, Câmara de Arujá aprova mais um projeto para garantir direito de pessoas com autismo.

por Redação Gazeta Popular

Projeto proposto pela vereadora Profª Cris do Barreto (PSD) obriga a reserva de 2% das vagas de estacionamento para veículos que transportem pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A propositura, aprovada em 1ª discussão e votação pelo Plenário da Casa, durante Sessão Ordinária de 13/3, foi bastante elogiada pelos vereadores e será submetida a nova votação antes de ser encaminhada à sanção do prefeito.

A iniciativa da Profª Cris reforça a política de garantia de direitos à pessoa com TEA, capitaneada pelo Legislativo, através da proposição de várias iniciativas, entre as quais, a que assegurou a inclusão do símbolo do autismo em placas de atendimento preferencial, por exemplo, ou a que criou a Semana de Conscientização sobre o Autismo.

Ainda na Ordem do Dia foram apreciados e votados pelos vereadores, o projeto de Lei nº 107/2022, que autoriza da desafetação de área pública localizada no Condomínio 5 e o PLL 228/2019 que denomina Benjamin Manoel o prédio do INSS de Arujá, de autoria de Abelzinho (PL) – ambos aprovados em 2ª discussão; o PL 156/2022 de denominação de praça pública – da Profª Cris – e o PLL 174/2023 que dá nome ao Centro de Convivência da Criança e do Adolescente, proposto por Abelzinho (PL) e Divinei (PL) – os dois foram aprovados em 1ª discussão e votação; além do projeto de Decreto-Legislativo 18/2023, que regulamenta o uso da plataforma 1DOC no âmbito da Câmara e o projeto de Resolução 22/2023, aprovados em única discussão.

Leitura

Três projetos de denominação foram lidos durante a Sessão. Os primeiros referem-se a escolas: dá nome de Elizangela Aparecida Fernandes Onyebuchi à CMEI São Bento e de Cibele Motta de Araújo Silva à Emeia XI – os dois de autoria de Reynaldinho (PTB); e o terceiro, de autoria de Vinícius Pateta (Rede), trata de denominação como Área de Convívio Social Marco Antônio de Souza de espaço público próximo à rua Amazonita.

Falecimento

O Plenário lembrou por meio da Moção 138/2023, proposta por Vinícius Pateta (Rede), o falecimento de Margarida Bizaco Napoleão.

Aplausos

Receberam aplausos e parabenização, por meio das Moções 136 e 137 respectivamente, a advogada Flávia Cristina Sanches pela participação no quadro Mulheres que Inspiram e os músicos Henrik Williams e Ramilson Maia pela criação do projeto Amós. As proposituras são de autoria dos vereadores Profª Cris e Renan de Arujá (PODE).

O Plenário encaminhou 56 indicações e sete requerimentos.

Fotos: Imprensa/CMA

Postagens relacionadas