Home Cidades Em Arujá audiência, vereadores elogiam novo formato de proposta orçamentária

Em Arujá audiência, vereadores elogiam novo formato de proposta orçamentária

por Douglas Spada

Em audiência pública virtual realizada na quinta-feira (20/5) para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022 os vereadores elogiaram o novo formato de apresentação da peça orçamentária. Diferente de anos anteriores, pontuaram, a LDO está mais objetiva, transparente e com indicadores e metas definidos.

Líder do governo na Casa, a vereadora Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Profª Cris do Barreto, destacou: “Em 2017, quando assumimos a Comissão de Fiscalização Financeira, a LDO era muito complexa, muito fechada e não era possível identificar as prioridades. Agora, qualquer pessoa que veja a LDO terá condições de entendê-la. Isso demonstra o compromisso deste governo com a transparência e que os pedidos desta Casa foram finalmente atendidos”.

A audiência contou com a participação do secretário Municipal de Finanças, Caio César Vieira de Araújo que inicialmente fez uma explanação detalhada dos programas inseridos na LDO 2022. A apresentação está disponível no vídeo da Audiência Pública no canal oficial da Câmara no YouTube.

Outro que teceu elogios à LDO foi o vereador Luiz Fernando Alves de Almeida (PSDB). Ele aproveitou para valorizar a importância da definição de metas e indicadores e defendeu a aprovação de projeto de sua autoria, que cria o Plano de Metas. “O plano é uma forma de a gente traduzir para a população de modo tangível, o que o governo defendeu como prioridade para a cidade”, explicou. A ideia foi elogiada por Caio Araújo: “É uma iniciativa fantástica”.

Vereador de primeiro mandato, Divinei da Silva (PL) reforçou as falas positivas em relação ao projeto e propôs ampliar a participação popular na construção das peças orçamentárias por meio do Orçamento Participativo. “As pessoas precisam entender o orçamento e ajudar as coisas acontecerem. Se elas estiverem mais preparadas e entender as questões burocráticas, a Câmara também conseguirá atender as necessidades delas”. Ele também argumentou em defesa da destinação de recursos para a execução de planos de acessibilidade e elogiou o formato da LDO.

Cris do Barreto (PSD) fez coro à reivindicação de Divinei e afirmou que, após a pandemia, pretende fazer audiências públicas nos bairros sobre o Orçamento.

O petista José Genilson da Silva, o Genilson Moto, sugeriu a inclusão de um programa de aluguel solidário na LDO para atendimento de famílias atingidas por ações de desapropriação. Isso porque ações judiciais desse tipo, segundo o vereador, teriam sido suspensas no período da pandemia, mas deverão ser retomadas no próximo ano. Ele também cobrou a previsão de construção do Terminal Rodoviário do Parque Rodrigo Barreto na peça, visto que o município receberá recursos de emendas para a obra (Veja matéria aqui). Caio Araújo se comprometeu a fazer a correção da proposta na elaboração do Plano Plurianual (2022-2025), que será encaminhado à análise da Câmara até 31 de agosto.

Roberto Daniel Duarte (PODE), o Renan de Arujá, analisou como bastante positivas as ações na área da Cultura e disse ter ficado satisfeito. João Luiz Soares (PSD) agradeceu ao governo por ter acatado sugestão sua de criação de alternativas de fomento à geração de emprego e renda no município. “Temos de implantar políticas de atração de indústrias de forma a aumentar a arrecadação de nosso munícipio e estimular o desenvolvimento de negócios”, salientou.

Uelton Souza de Almeida (PSDB), o GCM Uelton, questionou Caio Araújo sob realização de concursos para a Guarda Civil Municipal: “É preciso investir em RH”, disse ao demonstrar seu contentamento com as propostas apresentadas na área de Segurança Pública.

Vinícius Henrique Alberto Bernardo (Rede), o Vinícius Pateta, solicitou esclarecimento sobre a arrecadação e as possibilidades de queda no valor estimado de receita – cerca de R$ 319 milhões. Caio Araújo respondeu que a perspectiva de perda de receita gira em torno de R$ 2 milhões.

Ainda participaram da audiência pública, os vereadores Rafael Santos Laranjeira (REDE), Samoel Maia de Oliveira (Republicanos), o Pastor Samoel Maia, Jean Mark Gonçalves Pereira (PDT), o Jean da Padaria, Reynaldo Gregório Junior (PTB), o Reynaldinho, e Abel Franco Larini (PL), o Abelzinho, relator da Comissão. 

Participação

A população de Arujá poderá colaborar no planejamento da cidade para 2022. Até 31/5, a Câmara Municipal receberá sugestão dos munícipes para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022. Para participar basta mandar as sugestões para o e-mail: orcamento@camaraaruja.sp.gov.br.

A LDO deverá ser votada até 30 de junho. A íntegra da audiência está disponível no site da Câmara no YouTube

Postagens relacionadas